Quem gosta de veículos e filmes vai curtir o conceito Mercedes Vision AVTR, ele foi inspirado no filme Avatar, ele tem “abas biônicas” e é controlado por um joystick.
A primeira parceria do novo filme Avarar 2 foi com a Mercedes-Benz, tudo começou em 2020 com a marca apresentando na CES (Consumer Electronics Show) o VISION AVTR, um carro conceito co-criado pela Mercedes-Benz e cineastas para destacar os valores compartilhados das equipes de sustentabilidade, conectividade e inovação.
O nome do veículo conceito representa não apenas a estreita colaboração no desenvolvimento do show car em conjunto com a equipe Avatar, mas também a “Transformação avançada de veículos”. Este veículo conceito incorpora a visão dos designers, engenheiros e pesquisadores de tendências da Mercedes-Benz para a mobilidade em um futuro distante.
Com seus quatro motores elétricos de alto desempenho e quase montados nas rodas, o VISION AVTR incorpora uma implementação particularmente ágil da visão de um sedã de luxo dinâmico. Com uma potência de motor combinada de mais de 350 kW, o VISION AVTR estabelece um novo padrão para EQ Power. Graças à distribuição de torque inteligente e totalmente variável, a potência dos quatro motores totalmente controláveis individualmente não é apenas gerenciada da melhor maneira possível em termos de dinâmica de direção, mas principalmente de maneira altamente eficiente.
A tração nas quatro rodas com vetorização de torque permite liberdades completamente novas e garante uma dinâmica de direção ao mais alto nível, ao mesmo tempo em que oferece a melhor segurança ativa possível. Isto significa que cada roda pode ser conduzida separadamente e dependendo da situação de condução. Devido à possibilidade de dirigir os eixos dianteiro e traseiro simultaneamente ou em sentidos opostos, o VISION AVTR pode se mover lateralmente em aprox. 30 graus, em contraste com os veículos convencionais. O chamado “movimento do caranguejo” dá ao veículo conceito uma aparência de réptil mesmo em seu movimento.
O carro foi projetado de acordo com seu sistema elétrico. Isto é baseado em uma bateria de alta tensão particularmente potente e compacta. Pela primeira vez, a revolucionária tecnologia de bateria é baseada na química de células orgânicas à base de grafeno e, assim, elimina completamente terras raras, tóxicas e caras, como metais. A eletromobilidade torna-se assim independente dos recursos fósseis. Uma revolução absoluta é também a reciclabilidade por compostagem, que é 100% reciclável pela materialidade. Como resultado, a Mercedes-Benz destaca a alta relevância de uma futura economia circular no setor de matérias-primas.
Na Mercedes-Benz existe uma crescente preocupação com a eficiência, pois com o aumento da digitalização, o desempenho do grande número dos chamados consumidores secundários também entra em foco – juntamente com seu fornecimento eficiente de energia, sem afetar negativamente a condução potência do próprio veículo. O consumo de energia por operação de computação já é um alvo chave no desenvolvimento de novos chips de computador. Essa tendência continuará nos próximos anos com o crescimento de sensores e inteligência artificial na indústria automotiva. A abordagem de inspiração neuro do VISION AVTR, incluindo o chamado hardware neuromórfico, promete minimizar os requisitos de energia de sensores, chips e outros componentes para alguns watts. Seu fornecimento de energia é fornecido pela corrente em cache das placas solares integradas na parte traseira do VISION AVTR. Os 33 elementos de superfície móveis multidirecionais atuam como “abas biônicas”.