Google Domains: você pode registrar seu site com o Google

Para ter um site registrado na internet, é preciso ter um domínio próprio. Um domínio nada mais é que os direitos de utilizar tal nome, configurações de hospedagem e também trabalhos feitos para o melhor desempenho do site. Sabendo que este mercado, que já é muito grande, mas continua em franca ascensão, o Google anunciou para todos neste mês o Google Domains, a ferramenta própria do Google para criação de domínios que promete ser líder do mercado o quanto antes!
Publicado em Internet dia 30/03/2022 por Alan Corrêa

Para ter um site registrado na internet, é preciso ter um domínio próprio. Um domínio nada mais é que os direitos de utilizar tal nome, configurações de hospedagem e também trabalhos feitos para o melhor desempenho do site.

Sabendo que este mercado, que já é muito grande, mas continua em franca ascensão, o Google anunciou para todos neste mês o Google Domains, a ferramenta própria do Google para criação de domínios que promete ser líder do mercado o quanto antes!

Espera de 7 anos

Engana-se quem pensa que o Google esperou até 2022 para ter um serviço deste que, para o porte da empresa, pode ser considerado simples. Na verdade, a plataforma já opera em formato beta desde 2014.

Acontece que, inicialmente, a plataforma foi lançada apenas para um público convidado e, seis meses depois, para os EUA. Hoje, a plataforma já está disponível em cerca de 26 países, sendo o Brasil um deles.

Segundo o Google, seu serviço já possuí milhões de registros ativos, mesmo que a empresa não forneça números exatos sobre o número de nomes registrados por meio do Google Domains.

Integrações são o diferencial

Assim como as demais ferramentas, um dos pontos altos do Google Domains é justamente a sua integração com as diversas ferramentas do Google já inclusas, ou seja, não será preciso criar contas para ferramentas como o Analytics, Google Ads, Search Console e até mesmo o Google AdSense!

Além disso, a plataforma também permite que o usuário possa escolher mais de 300 extensões possíveis, podendo fazer com que o seu site possa ser compatível com o Google Sites e também com parceiros como Wix, Shopify, Squarespace, Weebly e Bluehost.

Novidades

Algumas das novidades que o Google demonstra em sua plataforma de domínios é justamente a facilidade de integração com as demais ferramentas oferecidas por eles, que por sua vez são imprescindíveis no mercado. A possibilidade de criar um e-mail integrado e ter um site de forma simples é o principal atrativo da plataforma.

De acordo com o Google, os usuários também têm acesso a um serviço DNS de “alta performance”, utilizando assim a mesma infraestrutura que os mesmos.

Quando falamos de segurança, a plataforma oferece verificação em duas etapas e recursos DNSSEC que, com um clique, fornecem uma camada extra de segurança para contas do Google Domains de forma totalmente gratuita!

Vale a pena?

Com todas estas praticidades e um preço pra lá de interessante, o Google vem cada vez mais forte para dominar o mercado de plataformas de domínios, afinal, tanto GoDaddy, Registro.br e HostGator não possuem algo que o Domains têm: o nome Google e a facilidade de integrações com os canais do mesmo, que são pra lá de importantes para a saúde de um site.

Os valores das assinaturas variam de 50 até 1.100 reais mensais, podendo variar de acordo com o tipo de domínio, o tamanho de seu site e as funcionalidades as quais você deseja.

*Com informações do Google, Wiki e Tecmundo.