Você costuma utilizar o Google Maps para buscar por empresas locais como restaurantes, barbearias ou mercados próximos? Pois saiba que você não é o único que utiliza deste recurso.
Um dos meios que esses locais utilizam para chamar nossa atenção são as classificações, ou seja, as “estrelas” que os mesmos recebem. Quanto mais alta a classificação, maior será a vontade do consumidor de conhecer a empresa. Por este motivo, é necessário que as companhias se informem sobre maneiras de aprimorar sua nota na plataforma do Maps.
Através do sistema Google Meu Negócio (veja como cadastrar sua empresa), você pode incluir seu negócio na busca do Google, inclusive no Google Mapas.
Em primeiro lugar, caso o dono do estabelecimento esteja buscando aumentar seu número de consumidores através do Google, o mesmo precisa reivindicar e otimizar seu perfil comercial. Para isto, basta buscar pelo nome de sua empresa no Google e avaliar sua listagem, caso ainda não tenha feito isso.
Depois de buscar por sua listagem, a partir da sua conta do Google, você pode editar quaisquer dados referentes ao seu negócio. Lembrando que a primeira impressão da empresa que constará nas pesquisas são referentes aos dados encontrados em seu site e em outros diretórios e recursos locais, localizados pela GBP e enviados ao Google.
Depois de reivindicar sua listagem em GBP, é preciso compartilhar atualizações sobre a empresa sempre que possível. Dentre elas podem incluir ofertas especiais, eventos, links para contato ou atualizações gerais de negócios. Além disso, sempre que possível, adicione fotos atualizadas de seus serviços e local de atendimento, pois os recursos visuais são mais propensos a atrair clientes, alavancar as vendas e os compartilhamentos.
Uma das melhores maneiras de iniciar este passo é realizando uma auditoria de SEO local analisar seus serviços e identificar qual a palavra-chave que os resume. Ou seja, traduzir as informações de sua empresa em palavras simples que geralmente são utilizadas pelos usuários em suas buscas.
A partir disso, seu site precisará ser reestruturado baseando-se nesta otimização, pois desta forma o Google conseguirá rastrear rapidamente seu conteúdo e oferecê-lo de maneira prática ao usuário.
Além disso, o Google recompensa os sites que possuem o maior número de palavras-chave e levam o conteúdo ao usuário com o menor número de cliques possível. Os links e sites também devem fornecer uma navegação impecável, independente do dispositivo.
O Local Schema é um recurso que proporciona que as empresas utilizem de um código de rastreamento que auxilia o Google a localizar o seu negócio e oferecê-lo ao cliente mais próximo geograficamente. Ou seja, quanto mais fácil for para o software validar sua localização, maior a probabilidade de sua empresa ter um destaque maior nas buscas.
Este recurso permite que o cliente possa ver com clareza a localização da sua empresa, além de fortalecer suas relações com a plataforma do Google Maps, gerando maior visibilidade para o seu negócio dentro da plataforma.
As avaliações são um meio crucial para a obtenção de uma boa nota e classificação pelo Google, e por este motivo as mesmas devem ser bem gerenciadas e respondidas corretamente, independente se forem negativas ou positivas.
No caso das avaliações negativas, quanto mais rápidas forem respondidas e resolvidas, maior será́ a confiança dos clientes em seu negócio, promovendo uma boa relação com seu cliente e, ao mesmo tempo, atraindo novos. Além de que, quanto mais problemas forem resolvidos, mais chances terão do cliente remover sua crítica, e assim sua boa nota será́ restabelecida.
O termo NAP significa: nome, endereço e número de telefone. Portanto, é fundamental que todos estes dados sejam atualizados no seu perfil do Google com frequência para que não haja enganos e seu cliente permaneça satisfeito com seu atendimento e serviços.
Backlinks ou links de entrada são um acréscimo ao NAP de sua empresa, ou seja, são estratégias utilizadas para caso você procure ter sites de terceiros vinculados ao seu negócio. A utilização de Backlinks pode ajudar a validar seu conteúdo, seja do ponto de vista local ou dos serviços/produtos.
Estreitar os laços com a comunidade envolvida em seu negócio pode ser muito benéfico para tal. Essa relação pode ser feita a partir do envolvimento da empresa com instituições de caridade, grupos esportivos ou patrocinadores de eventos. Desta forma, a companhia poderia promover conteúdos vinculados, como por exemplo o anúncio de eventos ou backlinks.
Por fim, basta monitorar seu progresso nas páginas da web através de contas anônimas, ou seja, é importante que você realize suas próprias pesquisas envolvendo todos os outros recursos citados anteriormente para garantir que o software esteja funcionando corretamente.