Google Maps vai mostrar rotas que economizam combustível

Você já imaginou que um GPS poderia te dar rotas “sustentáveis”? Então, essa é uma grande novidade do Google Maps, porém só está sendo disponibilizada para usuários do Android e iOS, no país dos Estados Unidos.

Novidades
Publicado em 13/04/2021 por Alan Corrêa
Google Maps vai mostrar rotas que economizam combustível

Atualmente, diversas coisas ao nosso redor estão mudando para hábitos sustentáveis, desde a produção de cimento, concreto, até de produtos que em seu processo de fabricação, emana muitas substâncias tóxicas ao meio ambiente.

Com esse novo recurso do Google, você poderá optar por rotas de estradas sustentáveis, e que além disso, te fará economizar ainda mais combustível, sendo uma nova forma de otimização tanto para os motorista quanto para a nossa natureza. Vem comigo pra conhecer um pouco mais sobre essa ferramenta.

As chamadas rotas Eco-Friendly

Google Maps vai mostrar rotas “eco-friendly” que gastam menos combustível
Google Maps vai mostrar rotas “eco-friendly” que gastam menos combustível

Rotas ecológicas estão sendo construídas e disponibilizadas para uso, tendo como objetivo proporcionar estradas que, em sua composição, emitam menos gás carbônico para a natureza, e esse projeto tem perspectiva de conclusão até 2030.

De acordo com informações da empresa, serão utilizados dados do sistema National Renewable Energy Lab, assim, serão oferecidas diferentes rotas ecológicas, e as mesmas serão baseadas na sua inclinação e congestionamento.

Em nota da empresa, foi informado que em breve o recurso estará disponível de modo global, ou seja, pro mundo inteiro. Além disso, será mostrado no mapa quais percursos irá apresentar a menor emissão de gás carbônico.

Compare facilmente diferentes rotas e meios de transporte com a nova experiência de rotas
Compare facilmente diferentes rotas e meios de transporte com a nova experiência de rotas

Sistemas já existentes

Sabemos que, em alguns apps de GPS, é possível que você selecione algumas particularidades no seu percurso, por exemplo: Escolher rotas que evitem passar por estradas de terras, que não desvie muito do seu caminho, que tenha o tempo mais rápido, entre outros fatores.

Então já é possível você configurar o seu GPS para não cair em um lugar que não conhece ou acabar ficando na mão em algum momento. Então novas ferramentas para otimizar a rotina dos motoristas, está chegando, e esse novo recurso de rotas, é um deles.

Claro, você ainda poderá escolher as mesmas configurações que já existem no GPS, que são essas que citamos ai acima. Caso você veja que a rota ecológica foge muito do seu tempo, você ainda pode optar pelo caminho mais rápido, isso fica a seu critério.

Mais novidades por aí

No Google Maps, também será possível você visualizar mais amplamente o Live View, que é uma realidade aumentada por uma inteligência artificial, onde mostrará a parte interna de alguns estabelecimentos, como aeroportos e shoppings por exemplo.

Outro recurso que irá facilitar muito a vida do usuário é sobre compras de alimentos, que irá apresentar algumas ferramentas onde você poderá checar o tempo de entrega, as tarifas e outras informações importantes sobre a sua compra.

Esses recursos ainda não estão disponíveis, entretanto, uma nova ferramenta será disponibilizada em algumas semanas aqui no Brasil, que ajudará os motoristas de carros híbridos e elétricos para o abastecimento do mesmo, mostrando estabelecimentos de carregamento e outras informações importantes.

Ficou mais prático, não?

Com essas novas ferramentas, em breve a otimização dos usuários do Google Maps estará bem mais otimizada, pois de acordo com a empresa, eles estão trabalhando duro para promover sistemas de praticidade, que ajude ao usuário e ao nosso meio ambiente.

Com a crise da pandemia, outros sistemas continuam em desenvolvimento para melhorar em quesitos de praticidade na vida dos usuários, assim você consegue consultar informações sem precisar sair de casa.

O mundo virtual está avançando muito de acordo com esse aumento de tecnologia e inteligência artificial, então vale muito a pena sempre estar antenado e ligado nas novidades que o app traz para facilitar a nossa vida.

*Com informações da Google.

Techdoido

A tecnologia faz parte da nossa vida, e o Techdoido traz as novidades e dicas sobre elas para você neste blog.

Vamos Bater um Papo?