Com certeza você já experienciou ter um anúncio em sua tela de celular que não é relevante para você. Seja nas redes sociais ou ao utilizar o navegador do Google, todos somos “bombardeados” por diversos anúncios, desde temas relevantes até temas que não tem absolutamente nada a ver com os interesses reais.
Sabendo disso, o Google decidiu criar o Google My Ad Center, um hub que permitirá que usuários escolham quais tipos de publicidade desejam encontrar na Busca, no Discover e no YouTube. A função tornará o direcionamento de propagandas mais preciso, enquanto respeita as preferências de conteúdo do usuário sem necessariamente observar seus comportamentos online.
A partir do My Ad Center, os usuários podem escolher entre uma variedade de tópicos e temas, incluindo saúde, esporte, livros, culinária e veículos. No menu, cada tema é apresentado com um ícone de “+/-”: tocar no “+” sinaliza ao Google interesse no conteúdo e, no “-”, mostra desinteresse no tema.
Vale ressaltar que marcar algum tema ou tópico como desinteressante não fará com que o conteúdo desapareça completamente das plataformas, mas, fará com que o tema seja exibido com menos frequência. Além de tudo isso, na aba “Brands” (“Marcas”, em português), é possível definir quais marcas devem mostrar seus anúncios de maneira mais frequente.
Além de possibilitar que os usuários definam de maneira mais precisa seus interesses, o Google também permite dentro do My Ad Center que estes usuários gerenciem alguns temas sensíveis como publicidade relacionada a apostas, bebidas alcoólicas, perda de peso e vida amorosa. Temas estes que podem, muitas vezes, ser um gatilho para o usuário que visualiza, despertando assim sentimentos negativos. A função pode ser encontrada na aba “Sensitive” da ferramenta, dentro desta aba os usuários poderão visualizar todos os temas considerados sensíveis e restringir conforme seu interesse.
Apesar de ser uma ferramenta muito interessante para aqueles que querem uma experiência mais refinada e assertiva, é algo totalmente opcional. Porém, os usuários que optarem por não informar suas preferências encontrarão anúncios menos interessantes quando estiverem nas plataformas em que o Google faz a veiculação de anúncios.
Como as preferências definidas pelo aplicativo afetam as plataformas do Google, a publicidade que aparece durante a navegação web também pode ser influenciada pelas escolhas de tópicos.
Fica claro então que o Google deseja que seus usuários tenham maior controle sobre a própria experiência nas suas plataformas e aplicativos. Isso reforça mais ainda os esforços que a empresa tem feito para proporcionar uma experiência mais tranquila, objetiva e eficiente para seus usuários.
Além disso, mostra também como o Google se preocupa inclusive tratando alguns temas como sensíveis para seus usuários, o que transmite que a plataforma realmente sempre está pensando um passo à frente para os seus usuários e entusiastas. Tudo isso com certeza contribui para que a gigante continue sendo referência e dominante no que tange a tecnologia.
*Com informações do Google, Blog do Google, e Myadcenter.