O pessoal da Ford desenvolveu uma interface que permite que máquinas de diferentes fornecedores falem entre si no mesmo idioma e operem partes da linha de produção de forma autônoma, isso inclui operarem impressoras 3D sem a ajuda de humanos.
Nossa preguiça em trabalho braçal vai levar a problemas no futuro com robôs super inteligentes? Não sei, mas até a coisa está muito legal, as montadoras vêm incorporando a robótica em seus processos de fabricação há décadas para reduzir custos e aumentar a eficiência. Mas o sistema de patente pendente da Ford resolve um gargalo crucial na linha de produção usando robôs para operar as impressoras 3D durante a noite sem interação humana.
O sistema autônomo marca a primeira vez que as impressoras 3D Carbon e os robôs construídos pela KUKA podem se comunicar na mesma linguagem, abrindo possibilidades ilimitadas para que outras máquinas envolvidas em todo o processo de produção colaborem.
Até agora, o empreendimento ajudou a produzir peças automotivas personalizadas de baixo volume, como o suporte da linha de freio para carros esportivos Mustang Shelby GT500 equipados com o Performance Package.
“Esse novo processo tem a capacidade de mudar a maneira como usamos a robótica em nossas instalações de fabricação”, disse Jason Ryska, diretor de desenvolvimento global de tecnologia de fabricação, em comunicado.
Javier, o nome dado ao robô com rodas do fornecedor KUKA, pode executar a impressora 3D continuamente sem interferência humana, mesmo depois que os funcionários forem para casa à noite. Ford diz que os robôs estão constantemente aprendendo com os dados da impressora para ajudar a montadora a obter mais precisão e reduzir as margens de erro.
“No Centro de Manufatura Avançada da Ford, Javier é encarregado de operar as impressoras 3D completamente por conta própria”, disse a Ford em comunicado. “Ele é sempre pontual, muito preciso em seus movimentos e trabalha a maior parte do dia – fazendo apenas uma pequena pausa para recarregar”.
Com informações do TechCrunch, Ford e 3D Printing Indsutry.