Hoje, celebramos o nascimento de Magdalena Abakanowicz, a renomada escultora polonesa e artista multifacetada cujas criações inovadoras romperam as fronteiras entre tapeçaria e escultura. Ao desafiar as normas artísticas convencionais, Abakanowicz introduziu uma nova categoria de arte conhecida como Abakans. Este dia, em 1930, marcou o início de uma vida que moldaria o mundo da arte para sempre.
Abakanowicz fazia parte de uma geração de artistas cuja infância foi abruptamente interrompida pelo início da Segunda Guerra Mundial, lançando-os prematuramente na idade adulta. O impacto abrangente de uma infância encurtada influenciou sua visão de mundo única, refletindo-se em sua arte.
Formada pela Academia de Belas Artes de Varsóvia em 1954, Abakanowicz inicialmente pintava grandes guaches de 3 x 4 metros em tela. Na década de 1960, ela criou uma série de esculturas suaves monumentais. Tradicionalmente planas e penduradas na parede, ela transformou tecido em formas tridimensionais que preenchiam um ambiente quando penduradas – essas esculturas flexíveis foram chamadas de Abakans (baseadas no sobrenome da criadora). Elas renderam a ela o principal prêmio na Bienal Internacional de Arte de São Paulo, em 1965, e consagraram Abakanowicz como uma artista de renome internacional.
A partir dos anos 1970, o tema principal de seu trabalho passou a ser a condição humana. A artista foi inspirada pelo fenômeno sociológico “A Multidão” – a ideia de que multidões agem como um todo e os indivíduos perdem sua individualidade dentro dela. A partir dessa ideia, Abakanowicz começou a criar mais de mil figuras, ou melhor, troncos humanos, ao longo dos anos. Os materiais brutos utilizados pela artista incluíam tecido de saco e bronze. Sua coleção “Agora”, um grupo de 106 figuras de ferro fundido, é considerada sua declaração mais importante sobre a humanidade e está permanentemente instalada no Grant Park, em Chicago.
Museus e exposições prestigiosas ao redor do mundo apresentaram o trabalho de Abakanowicz. Mais de 100 exposições individuais foram organizadas em museus e galerias de arte em toda a Europa, Américas, Japão e Austrália. Ela recebeu muitos prêmios por sua arte, incluindo o Prêmio de Realizações de Vida do International Sculpture Center, em Nova Jersey, o Prêmio de Distinção em Escultura do Sculpture Center, em Nova York, e a Cruz de Comandante com Estrela da Ordem da Polônia Restituta, na Polônia. Seu rico corpo de obras de arte agora está sob os cuidados da Fundação Marta Magdalena Abakanowicz Kosmowska e Jan Kosmowski, sediada em Varsóvia.
Feliz aniversário, Magdalena Abakanowicz. Agradecemos por compartilhar o tecido de sua vida com o mundo.