Meteoro em Minas Gerais: 2022 começou com clarão impressionante

Na noite desta sexta-feira um clarão impressionou os moradores do Triângulo Mineiro, o meteoro foi visto principalmente na na região de Patos de Minas (MG). A imagem parece de filme, mas é real, o espetáculo celeste deixou o rastro luminoso é formado pelo atrito do meteoro com o ar da atmosfera terrestre.
Publicado em Ciência dia 15/01/2022 por Alan Corrêa

Na noite desta sexta-feira um clarão impressionou os moradores do Triângulo Mineiro, o meteoro foi visto principalmente na na região de Patos de Minas (MG).

A imagem parece de filme, mas é real, o espetáculo celeste deixou o rastro luminoso é formado pelo atrito do meteoro com o ar da atmosfera terrestre.

Bólido provoca clarão em Goiandira — Foto: Sara Aguiar/Arquivo Pessoal
Bólido provoca clarão em Goiandira — Foto: Sara Aguiar/Arquivo Pessoal

Pelas redes sociais, milhares de usuários relataram o ocorrido, alguns com espanto outros enaltecendo a beleza da natureza.

Segundo as informações, o clarão do meteoro foi observado por volta das 20h53min no interior de Minas Gerais e região próximas. Não há informações de danos físicos ou materiais.

Segundo o Observatório ID, a queda do “bólido gigante”, “O clarão foi intenso, recebemos relatos de várias pessoas da região, inclusive algumas pessoas de Uberlândia relataram ter ouvido um estrondo”, informou, orientando que está “trabalhando para saber se há chances de meteoritos terem atingido o solo”.

Queda foi registrada por observadores de astronomia - Foto: Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros
Queda foi registrada por observadores de astronomia – Foto: Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros

Ainda segundo o perfil, “Um Bólido gigante no céu, direção sudoeste de Patos de Minas hoje 14/01/2022 as 20:53 (Horário de Brasília) 23:53 (UTC) o clarão foi intenso, recebemos relatos de várias pessoas da região, inclusive algumas pessoas de Uberlândia relataram ter ouvido um estrondo”.

Esta não foi a primeira vez que este tipo de fenômeno foi registrado. Em maio de 2020, um brilho foi visto no céu e chamou a atenção de moradores de cidades do Alto Paranaíba. À época, o ponto de maior brilho do objeto ocorreu próximo a cidade de Tiros e o estrondo causado pelo deslocamento do ar causou tremores de portas, janelas e telhados.

*Com informações do G1.