Antigamente o navegador padrão que vinha com o Windows tinha apenas uma utilidade, usál-lo para baixar o Chrome ou o Firefox, mas desde que a Microsoft teve a brilhante ideia de aposentar o Internet Explorer (RIP), o Microsoft Edge tem se mostrado um browser bastante aceitável.
Segundo dados fornecidos pela NetMarketShared, o navegador lançado recentemente teve um aumento de participação no mercado, enquanto o firefox teve uma decadência. No topo da pesquisa, ainda está representado pelo browser Google Chrome.
Contudo, a velocidade de crescimento, atualização e participação da nova versão do Edge no mercado, é possível que ainda possa ultrapassar o navegador da Mozilla em março. Sem dúvidas de que o novo Edge se beneficiará de monte dessa adoção, pelo menos nos primeiros dias de lançamento.
Dessa forma, a Microsoft preparou sua própria estratégia para assegurar de que as pessoas pudessem experimentar, o Chromium.
Chromium, um projeto navegador web de código aberto que foi desenvolvido pelo google e que também se assemelha muito ao Google Chrome, serve de suporte para o mesmo e para outros navegadores também, como Opera, Brave, Safari, entre outros browsers compartilhando a maior parte dos códigos-fonte e outros recursos.
O browser Edge conta com uma grande vantagem de ser o navegador padrão do Windows 10, que também tem suas versões disponíveis para Windows 7, Windows 8, Windows 8.1 e macOS. Essas versões começaram a ser distribuídas e partir de 15 de Janeiro de 2020.
O navegador da Microsoft ainda conta com alguns benefícios como a loja de extensões do Chrome – permite que você acesse todas as funcionalidades e todo conteúdo das redes sociais de fotografia diretamente da tela do navegador Google, através de uma janela pop-up.
Nesse complemento é adicionado um ícone ao lado da barra de endereços do Chrome, permitindo o livre acesso às funções da extensão. Porém, ela não é recomendada pelo Google e ele também não oferece segurança ao baixar essas extensões em outra base de navegador, pois o novo Edge ainda não é totalmente compatível com a Chrome Web Store. Devido a isso, o Google recomenda aos usuários que ao entrar em uma página ou tentar instalar uma extensão, mude para o navegador Chrome, pois ele oferecerá segurança ao realizar um desses procedimentos.
O novo Edge conta com muitos benefícios, porém ainda apresente uns pontos a serem melhorados e atualizados para trazer comodidade e segurança ao usuário.
Com o tempo, além dos feedbacks dos usuários, ele poderá produzir novas versões com uma segurança maior, permitindo que as pessoas possam fazer compras e instalações de extensões do Google. Por outro lado, o Microsoft Edge possui sua própria loja, a Microsoft Store, onde a empresa recomenda as instalações por meio dela para ter uma segurança maior, a diferença é que ela possui apenas extensões de alta qualidade e verificadas pela própria companhia.
Com informações do Microsoft Edge, Yahoo, SoftpediaSoftpedia e Olhar DigitalOlhar Digital.