Um dos grandes desafios para diminuir o peso da crise ambiental é ter cidades com melhor mobilidade, com carros elétricos em um sistema mais inteligente.
O MINI Vision Urbanaut é um versão materializada dos estudos sobre mobilidade urbana do futuro, como parte desse novo conceito, o BMW Group apresentou em Munique (Alemanha), a versão física do carro, permitindo que o público conheça de perto o âmbito espacial e sustentável do veículo.
Como um conceito de espaço inovador, o MINI Vision Urbanaut foi projetado de dentro para fora.
Um elemento-chave do design de interiores é, portanto, uma abordagem cuidadosamente aprimorada para fragrância e som. Como parte da experiência sensorial, músicas foram desenvolvidas para os momentos Chill, Vibe e Wanderlust.
Outro objetivo com os “momentos MINI” é usar a integração digital para intensificar ou enriquecer a experiência analógica. Essa abordagem de “amor analógico, conexão digital” percorre todo o veículo. Um nível digital adicional foi integrado debaixo das superfícies analógicas, como, por exemplo, na mesa dentro do veículo (que inicia os “momentos MINI” quando o MINI Token é colocado em uma das ranhuras), na lâmpada com display OLED e as matrizes de LED no interior sob uma camada de tecido ou na frente e atrás das extremidades do carro. Essas áreas do veículo reúnem os mundos analógico e digital em uma experiência nova e intimista.
Os designers criaram a experiência interior espaçosa antes de desenvolver o exterior, usando plantas baixas, peças de mobiliário e maquetes de madeira para fornecer uma indicação de tamanho. Ao longo do projeto, a realidade aumentada foi empregada para criar um modelo digital, que foi sistematicamente otimizado. O modelo físico do MINI Vision Urbanaut foi, então, montado do início ao fim no estúdio MINI Design, em Munique.