A empresa chinesa Xpeng está para lançar um robô unicórnio com interação emocional para crianças. Trata-se de um primeiro passo no processo de desenvolver a direção autônoma, experiência que será utilizada no futuro da mobilidade urbana.
Esse projeto, afirma a empresa, servirá de aprendizado para desenvolver no futuro produtos mais sofisticados, voltados para adultos. Atualmente, a Xpeng atua no setor de veículos elétricos, e está sediada em Guangzhou, China.
O unicórnio é um dos produtos mais interessantes da mente infantil, todo mundo em algum momento já o teve como uma figura mítica, quase lendária. Há qualquer coisa nesse animal dos sonhos que atrai a criança. Agora ele já existe na realizada, mas sob a essência de um robô.
A empresa chinesa Xpeng desenvolveu um robô unicórnio capas de interagir emocionalmente com uma criança. Mas não é só isso, o robô também será um veículo de direção autônoma.
Trata-se do primeiro passo, segundo He Xiaopeng, cofundador e executivo-chefe da empresa, rumo à direção autônoma dos veículos. Xiaopeng ainda afirma que esse é apenas o primeiro projeto, e que futuramente outros produtos mias sofisticados para adultos poderão ser desenvolvidos.
“Com base em nossas capacidades de direção autônoma, reconhecimento de voz e produtos inteligentes, a Xpeng entrará no campo da robótica, aproveitando ao máximo as tecnologias que possuímos”, afirmou Xiaopeng.
O jornal chinês “South China Morning Post” publicou que o projeto consiste num robô com módulos de energia, controle de movimentos e navegação inteligente.
Para isso, o robô utiliza inteligência artificial e sensores, o que o tornam capaz de se locomover por diversos tipos de terrenos, bem como reconhecer a presença de objetos e ainda oferecer interação emocional com a criança.
A empresa ainda não definiu de forma oficial uma data para início da produção, nem para a comercialização do robô unicórnio, que por enquanto está sendo chamado de Little White Dragon. Também não é possível ainda saber o preço do produto.
Xiaopeng diz que esse produto voltado para o público infantil é apenas parte de um movimento mais amplo no desenvolvimento desse segmento dentro da empresa. “Nosso primeiro objetivo é produzir um pônei robótico montável em baixa velocidade para fins de transporte”, disse em entrevista.
A empresa chinesa garante que seu robô unicórnio será capaz de reconhecimento de voz e de objeto. Isso significa que ele poderá seguir um determinado objeto, importante para que o robô siga pelo caminho indicado pelo usuário. O vídeo do protótipo deixa perceber isso com bastante clareza.