Mosquito de banheiro: veja o que significa ter esse bichinho na sua casa

Você chega de casa após um dia cansativo no trabalho, vai para o box de seu banheiro, liga o chuveiro e...se depara com não apenas um, mas vários mosquitinhos que você não encontra em outros lugares que não o banheiro. A presença destes mosquitos já se tornou rotineira na vida de todos ao tomar banho.
Publicado em Curiosidades dia 9/03/2022 por Alan Corrêa

Você chega de casa após um dia cansativo no trabalho, vai para o box de seu banheiro, liga o chuveiro e…se depara com não apenas um, mas vários mosquitinhos que você não encontra em outros lugares que não o banheiro. A presença destes mosquitos já se tornou rotineira na vida de todos ao tomar banho.

Mas já parou para pensar que, embora você os veja sempre, os mate às vezes (não faça isso, explicaremos o porquê!) e possa se sentir incomodado com sua presença, você não sabe o nome dele e a razão dele estar ali? Hoje vamos te explicar tudo sobre os mosquitos de banheiro!

Afinal, quem são?

Psychodomorpha são bastante comuns em banheiros, onde se reproduzem nos ralos e encanamentos de esgoto (Sanjay Acharya / Wikimedia)
Psychodomorpha são bastante comuns em banheiros, onde se reproduzem nos ralos e encanamentos de esgoto (Sanjay Acharya / Wikimedia)

Os mosquitos de banheiro também podem ser chamados de Mosca-dos-filtros, Tabelinha e Chamexuga. Estes mosquitos podem pertencer ao gênero Psycoda ou Telmatoscopus, sendo todos pertencentes à família Psychodidae, da subordem Nematocera, inserida na ordem Diptera, da classe Insecta, do Reino Animalia.

São conhecidas cerca de 2.500 espécies deste mosquitinho em todo o mundo, mas 500 estão registradas no Brasil, sendo quatro as mais conhecidas: Psychoda alternata, Psychoda cinerea e Psychoda satchellie e um outro gênero, Telmatoscopus, que inclui a espécie Telmatoscopus albipunctatus.

No geral, são mosquitos com corpo robusto e asas bem peludas, parecendo que são mini mariposas, chegando a medir quando adultos 2 milímetros, tendo as cores cinza ou marrom claro. Por conta de seu tamanho, um simples toque humano é capaz de lhes matar.

Como eles aparecem?

Psychodidae é uma família de insectos que engloba dípteros geralmente de pequeno porte, como a mosca-dos-filtros ou mosca-de-banheiro (foto: Luis Miguel Bugallo Sánchez / Wikimedia)
Psychodidae é uma família de insectos que engloba dípteros geralmente de pequeno porte, como a mosca-dos-filtros ou mosca-de-banheiro (foto: Luis Miguel Bugallo Sánchez / Wikimedia)

O processo de como eles aparecem está muito ligado à razão de escolherem banheiros para se instalarem. Tudo começa, pois, a espécie é propícia para viver em ambientes extremamente úmidos e próximos à água, com isso, fazendo o banheiro ser uma localidade excelente para sua proliferação.

Com isso, os mosquitos escolhem banheiros para se reproduzirem e seu processo de maturação é extremamente rápido. A fêmea escolhe locais como canos de esgoto, fissuras de azulejos, junções de vasos sanitários e canaletas de boxes para depositar seus quase 200 ovos e, após 48 horas, eclodem e ficam em formato de larva por 9 até 15 dias, após isso se tornando pupa e, em uma metamorfose de 20 a 40 horas, já se torna adulto. Seu ciclo de vida costuma ser de, no máximo, um mês.

Para este processo de desenvolvimento, o local favorito para que os filhotes possam amadurecer é justamente o ralo do banheiro, fazendo assim com que os mosquitos fiquem por lá. Outro fator que ajuda é que os mesmos não são capazes de voar longas distâncias, fazendo com que os mesmos fiquem no banheiro.

Porque não matar

Mosquitinho do banheiro recicla matéria orgânica e impede entupimento de ralos
Mosquitinho do banheiro recicla matéria orgânica e impede entupimento de ralos

Como foi dito mais em cima, um simples toque é capaz de matar estes insetos. Às vezes, você pode se incomodar e tentar matar algum deles, mas não faça isso! Aliás, se você não fizer, seu banheiro agradece!

Isso se deve por dois motivos bem simples. O primeiro é que ele não faz mal nenhum para nós humanos, nem mesmo picada recebemos. O segundo (e mais importante) é que eles realizam a reciclagem da matéria orgânica de todos os lugares onde estão, inclusive do próprio ralo! Quando ver este mosquito novamente, saiba que ele é um indício que há material orgânico acumulado em sua casa.

Como impedir de nascer

Já vimos acima que a presença destes mosquitinhos não é prejudicial de forma alguma, porém, se mesmo assim você quiser eliminar a existência deles de seu banheiro, saiba que isso é extremamente possível!

Para isso, são necessários três passos bem simples: O primeiro é limpar bem o seu banheiro (Vidros, Ralos, Vaso Sanitário, Pia entre outros), realizar reparos em infiltração, afinal infiltrações geram ambientes úmidos e propícios para o desenvolvimento dos mesmos e, por último, proteção nos ralos de sua casa, afinal é por lá de onde os mosquitos já adultos saem.