Livro de papel ou digital, o importante é que você leia. O cérebro é um músculo e precisa de exercícios para continuar saudável.
Ler é uma ótima malhação para os neurônios e os livros digitais, também conhecidos por ebooks, têm suas vantagens sobre os impressos.
Não há como negar que os e-books, os livros digitais, transformaram o hábito da leitura. Tanto no e-reader quanto no smartphone ou tablet, quanto maior a capacidade de armazenamento, mais livros você poderá ler quando e onde quiser.
Mesmo quem prefere a textura do papel precisa sentir os benefícios do touch-screen. Aumente o tamanho das letras, fotos, gráficos e ilustrações; ajuste o brilho da tela do leitor; clique em um link e tenha informações complementares; faça o download do livro. Seu dedo na tela vai encantar os olhos de um jeito incomparável.
O download de livros digitais permite que você salve o arquivo no seu aparelho, seja seu celular ou tablet.
Nas lojas online você encontra opções bem baratinhas, e em algumas vezes, até de graça!
Leia um e-book e salve uma árvore. Mas jamais jogue um leitor no lixo por que se ele parar num lixão por que muitos materiais utilizados na fabricação contaminam o solo e os lençóis freáticos, em um longo processo de decomposição. Só o plástico demora 100 anos em média, imagine as peças de metal como cobre, prata, níquel e outros… A atitude correta é descartar o lixo eletrônico em um ecoponto – para quem mora em São Paulo – ou doar para uma instituição de reciclagem.
Uns leem sentados, uns em pé. Passar muito tempo virando páginas pode causar dores nas mãos e dependendo da sua postura, desconforto na coluna. E se você estiver lendo deitadão no sofá ou na cama… Ai, ai… Oftalmologistas concluíram que ler em ônibus, por exemplo, não prejudica a visão. Mas é mais cansativo podendo causar dor de cabeça. Com um leitor de livros digitais, especialmente se você estiver sentado, você tem maior ergonomia. Ressaltando que você pode ajustar o brilho da tela do leitor, seus olhos agradecem. Mas atenção! Digital ou físico, não leia um livro andando. Um poste pode virar o vilão da história.
O e-book permite muito mais conteúdo a partir dos links no texto uma vez que você pode navegar por informações de aprofundamento – por exemplo, mais sobre o autor e sua obra – e também os recursos audiovisuais, ouvir a narração do texto ou assistir a vídeos. No livro impresso isso só é possível se ele vier com um CD ou DVD.
Para ler um livro físico à noite somente com lâmpada acesa, se estiver na cama, um abajur. A luz da tela dos e-books ajuda na conta de luz e você pode poupar seus olhos deixando o brilho em menor grau. Os e-books são ótimos para ler para crianças: com o quarto às escuras elas fecham os olhos imaginando a história e embalam no sono.
Comprar, baixar gratuitamente ou ter alguma assinatura. Fato é que a quantidade de livros digitais disponíveis se renova a cada dia em um ritmo alucinante. Sem sair de casa e livre do frete caso compre online. Muitas editoras lançam simultaneamente os livros impressos e digitais e outras lançam primeiro o digital. Perfeito para você que não aguenta esperar chegar às livrarias.
Pode guardar os marcadores de papel que os e-readers abrem o livro na página onde você parou de ler. Mesmo que você desmarque a última página lida, os dispositivos digitais salvam um histórico para você voltar naquele trecho mais marcante. Alguns aplicativos mobile, dentre eles o app Kindle, permitem sincronizar a leitura entre diversos tipos de leitores. Ou seja, o livro abrirá na página que você quiser.