As estrelas do mar são animais Equinodermas (do grego echinos, que significa espinhos e derma, que significa pele), justamente por terem o corpo coberto por espinhos, maiores como os dos ouriços do mar ou menores como os das estrelas. Esses espinhos servem tanto para defesa como locomoção.
Estima-se que há cerca de 1.600 espécies de estrelas do mar, sendo encontradas em todos os oceanos, principalmente nas regiões de águas mais quentes.
As estrelas do mar são um dos tipos de animais mais peculiares que existem. Dentre as diversas curiosidades:
Mesmo possuindo tais habilidades, as estrelas do mar não são capazes de se defender dos seres humanos.
Quando estamos de férias queremos aproveitar ao máximo e o mar é um dos lugares onde mais nos conectamos à natureza. É incrível o número de coisas que podemos descobrir no fundo do mar. Uma delas são as estrelas do mar. A vontade de tirar uma foto para postar no Instagram é irresistível mas é melhor conscientizar-se que tirar fotos com estrelas do mar causa danos a elas podendo até matá-las.
Acontece que as estrelas respiram através de brânquias presentes em sua pele, chamadas pápulas, obtendo o oxigênio através da água. Por isso, quando as tiramos da água, elas são intoxicadas por dióxido ou monóxido de carbono podendo morrer entre 3 a 5 minutos.
Além disso, elas podem morrer por stress, mudança abrupta de temperatura e pH, além de produtos que usamos quando vamos à praia como protetores solares.
Se você não dispensa um Instagram “estrelado”, é possível encontrá-las mesmo estando em partes rasas do mar, além de hoje existirem acessórios como capinhas à prova d’água para tirar fotos embaixo d’água.
Conscientize as pessoas ao redor a aproveitarem as férias respeitando a natureza, além de divertido ajuda a garantir o equilíbrio do meio ambiente.