Nova tecnologia transforma pensamentos em fala

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em São Francisco, conseguiram pela primeira vez decodificar uma frase completa, analisando a atividade cerebral de uma pessoa paralisada.
Publicado em Ciência dia 29/07/2021 por Alan Corrêa

Falar é algo tão natural que não percebemos o quanto é complexo também, depende da articulação das ideias no cérebro e da capacidade de emitir as palavras. Já pensou se de repente você não conseguisse mais falar?

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em São Francisco, conseguiram pela primeira vez decodificar uma frase completa, analisando a atividade cerebral de uma pessoa paralisada.

Inteligência artificial ajudando as pessoas

Em primeiro lugar científico, o implante cerebral transforma os pensamentos do homem paralisado em "fala"
Em primeiro lugar científico, o implante cerebral transforma os pensamentos do homem paralisado em “fala”

O Dr. Edward Chang trabalhou com um sobrevivente de um acidente vascular cerebral (AVC), que perdeu a capacidade de falar 15 anos atrás. O paciente apelidado de BRAVO1, só conseguia se comunicar escrevendo. Mas e se de repente ele conseguir se comunicar sem ter que digitar nada?

Os cientistas queriam captar o que se passava no cérebro dele. Todos os neurônios do nosso cérebro ficam disparando enquanto nós conversamos. Esses padrões elétricos relacionados a tentativa de falar é o que os cientistas estão capturando.

Uma placa com 128 eletrodos foi instalada na cabeça de BRAVO1, na parte do cérebro que controla a fala. Um conector ficou na parte de fora, que é onde são ligados os cabos de um computador. Assim foi possível gravar as atividades cerebrais.

Durante o teste que durou 22 horas ao longo de vários meses, e foi 100% gravada pela equipe de pesquisadores, uma pergunta era mostrada na tela “como você está hoje?”. Não dava para entender o que BRAVO1 dizia, mas a programação do computador traduzia a atividade cerebral dele em palavras “Eu estou ótimo”.

O Computador foi programado para decodificar um conjunto de cinquenta palavras. Foram escolhidas palavras impactantes, que permitem BRAVO1 dizer mais de mil frases com esse vocabulário. À medida que o computador vai acumulando mais registros da atividade cerebral, o algoritmo vai evoluindo e melhorando, a média de acerto na decodificação de palavras foi de 74%. Por enquanto o algoritmo consegue decodificar em média 15 palavras por minuto, o objetivo é aumentar a velocidade e o número de palavras que ele consegue decodificar.

Inteligência artificial no nosso cotidiano

Segundo os cientistas, essa é a primeira vez que a atividade cerebral de uma pessoa paralisada foi decodificada em palavras e frases completas.
Segundo os cientistas, essa é a primeira vez que a atividade cerebral de uma pessoa paralisada foi decodificada em palavras e frases completas.

Pode parecer coisa de outro mundo, mas as inteligências artificias estão presentes no nosso cotidiano. Alguns exemplos são: Aplicativos de rotas, busca no Google, e-commerce, mercado financeiro e na assistente virtual do seu celular.

O conceito de Inteligência Artificial tem passado por mudanças conforme suas aplicações se desenvolvem. Mas, em resumo, podemos dizer que é a tecnologia que permite mais autonomia às máquinas por meio da computação: elas conseguem aprender, pensar e tomar decisões de forma inteligente, a partir de sua programação.

*Com informações do TNW, B9 e