A tecnologia blockchain está indo muito além das criptomoedas e dos sistemas financeiros. Hoje existem sistemas variados onde ela é utilizada, por exemplo os jogos online, como é o caso do Move to Earn.
O jogo é financiado pela Konvoy e a pela Pantera Capital, e está baseado no blockchain da Solana. O jogo busca unir o mundo real e o metaverso, mas o mais interessante é que as recompensas são por passos da vida real.
O Genopets é mais recente jogo baseado na tecnologia blockchain da Solana. O jogo já arrecadou US$ 8,3 milhões em uma rodada de investimentos, de acordo com um anúncio da companhia no último dia 18 de outubro.
Mas o que é a rodada de investimentos? É quando se começa a buscar por pessoas que tenham interesse em pagar pelos serviços de forma mais consistente e estável, além da captação de dinheiro de investidores.
O novo jogo vai operar no formato move-to-earn, ou seja “movimente-se para lucrar”. Nesta nova modalidade os jogadores são recompensados pelos passos dados na vida real. Os tokens não-fungíveis (NFTs) serão gratuitos.
A partir do uso de dados dos dispositivos de celular o jogo vai converter os passos caminhados na vida real em recompensas no jogo. Essas recompensas podem ser trocadas por premiações com valor financeiro real. Isso mesmo, uma nova forma de fazer dinheiro.
A rodada de investimentos foi liderada pela Konvoy Ventures e Pantera Capital, com investimentos da Alameda Research, Old Fashion Research, Solana Capital, Xoogler Ventures, Mechanism Capital e Animoca Brands.
O CEO do Genopets, Albert Chen, afirmou em comunicado à imprensa que seu desejo é incentivar as pessoas a se exercitarem a partir da conversão de suas caminhadas em rendas.
Chen ainda acrescentou que sua vontade é que o jogo gere “renda passiva para as pessoas como uma forma de incentivá-las a se manter fisicamente ativas”. Esse é o nível que a tecnologia blockchain levou as coisas.
Uma das vantagens do Genopets é que, ao contrário do jogo popular em blockchain Axie Infinity, onde é preciso comprar três personagens em NFTs que podem custar milhares de dólares, no Genopets os NFTs serão gratuitos.
Depois que você adquirir seus NFTs, é o momento de escolher o “habitat virtual” de seus personagens. Atenção nesse momento, pois sua escolha poderá agilizar ou retardar o processo de lucro.
Quando o habitat já tiver sido escolhido, um marketplace para itens adicionais é disponibilizado. Mas o mais interessante de tudo é que além de não pagar para jogar, você ainda pode ganhar dinheiro.
O jogo permite combinar os métodos free-to-play e play-to-earn, tornando-se uma ponte entre os jogadores de fora do mundo cripto e os já habituados com a tecnologia blockchain. O objetivo é atrair mais audiência.
“O método play-to-earn gerou uma intersecção entre os jogos online e o blockchain que impressionou usuários: ganhar dinheiro de verdade em proporção à sua performance dentro do jogo”, afirmou o sócio da Pantera Capital, Paul Veradittakit.
E ainda acrescentou: “Essa é uma tendência que estivemos monitorando bem de perto. Nós acreditamos que isso irá transformar totalmente a indústria de jogos e embarcar milhões de usuários no ecossistema cripto”.
O Genopets é o primeiro, mas não é único jogo a utilizar a tecnologia blockchain. Um desses jogos é o Axie Infinity. O jogo de estilo RPG dá ao jogador os chamados Smooth Love Potions (SLPs) à medida em que melhora seus personagens. Além disso, também concede benefícios numa criptomoeda que pode ser negociada.
O Genopets ainda se encontra em fase de beta e está fechado. Só alguns jogadores selecionados podem testar o game. Ainda não há data para o lançamento oficial da versão final do jogo.