Quando a gente pensa em um futuro elétrico, você já deve imaginar aqueles aviões completamente diferentes e milagrosos, mas a ideia de eletrificação, não fica só na “máquina” ou estrutura, mas sim nos seus componentes.
Agora, diversas empresas estão trabalhando para que a eletrificação em diversas áreas aconteça, assim os custos com um maior período de tempo tendem a diminuir, além de isso, a nossa natureza também agradece, pois com essas tecnologias, as emissões de carbono vão diminuir muito e podem até zerar dependendo do caso.
Então agora, além de termos iniciativas de empresas de outras áreas para a eletrificação, podemos ver que a aviação segue o mesmo trajeto, investindo em novas baterias e equipamentos para uma aeronave, vamos conferir mais detalhes.
Agora que você já sabe o que é a eletrificação e como ela impacta nas áreas das nossas vidas, vamos falar sobre as aeronaves elétricas que tem previsão de chegada até o ano de 2040.
É claro, que tudo é feito pensando no tamanho e no tipo de carregamento das aeronaves, portanto os testes são iniciados com aviões de porte menor, que podem carregar até 19 assentos.
A ideia é clara: Investir em motores, baterias e outros equipamentos que possam carregar a máquina até o seu determinado destino por um certo período de tempo, como 1 hora, 2, 3 e assim por diante, mas pra isso, haja bateria.
Também é possível fazer isso com aviões maiores, porém a tecnologia deverá ser mais avançada, onde células de hidrogênio ou de combustível sejam utilizadas para o carregamento da aeronave. Pois imagina que, para carregar um modelo A320 (avião comercial) para durar 1 hora, é preciso arrumar uma bateria do tamanho da máquina, você já imaginou como seria isso? Por isso, a tecnologia nesse caso precisa ser mais apurada.
Além dessas otimizações de carregamento, também é possível que os barulhos que uma aeronave faz durante um voo possa diminuir, e com isso, sabendo como será o funcionamento do trajeto, possa causar menos sensações de medo e insegurança nos passageiros.
Algumas pessoas, se assustam com o barulho que o avião faz para decolar ou até mesmo quando está lá em cima, e também do motor ou turbinas acabar “dando pau”, pensando nisso, é possível que com as novas tecnologias promova um voo mais silencioso e de novas expectativas.
Mas não se preocupe! Enquanto isso não acontecer, as sensações de desprazer podem continuar, mas elas são completamente normais. Antes de um voo levantar, é checado todas as estruturas e equipamentos para oferecer um voo seguro e tranquilo.
Dizendo ao pé da letra, eletrificação é o que se refere a estruturas que fornecem eletricidade. Mas no que elas realmente podem nos ajudar atualmente?
Você deve estar ouvindo por sobre “eletrificar isso” “eletrificar aquilo “carros elétricos” ou “energia sustentável”. Esses termos se referem a um futuro não tão distante, que algumas empresas estão investindo para que o seu produto seja totalmente elétrico.
Vamos dar um exemplo de um carro elétrico, onde também está sendo investido, inclusive testes já estão sendo realizados. “Certo, mas em que consiste?” Basicamente, ele terá equipamentos com uma energia mais potente e sustentável, onde, ao invés de funcionar através de produtos de combustíveis fósseis, ele poderá se apresentar a um estabelecimento de carregamento, e recuperar as suas energias ali.
Portanto a eletrificação é isso, é transformar combustíveis e outros produtos que causam danos a nossa atmosfera, em energias que podem ser renováveis e totalmente sustentáveis. Além de facilitar a nossa vida, o meio ambiente também agradece.
Atualmente, existem muitos materiais que em suas etapas de fabricação emitem muitos gases que são nocivos a nossa atmosfera e meio ambiente, como produção de cimento, concreto, carvão, baterias, entre diversos outros componentes.
Alguns materiais, levam um nível de combustão muito alto para ser feito, e sua decomposição pode levar milhares de anos. Portanto, algumas empresas começaram a ter iniciativas e investimentos que podem ser menos agressivos à natureza.
Com diversas dessas iniciativas, podemos intervir em cada etapa do processo de fabricação de um material, além disso, o investimento em energias renováveis, novas estações de energia solar, eólica e afins, facilita a criação de um novo mundo eletrificado.
Tudo isso, é pensando na otimização da nossa vida, como redução de custos e danos prejudiciais a nossa saúde, e na saúde da nossa biodiversidade, onde poderão ser aproveitados mais terras de forma clara e justa.