Você já ouviu falar do Google Trends? A ferramenta foi criada pela empresa Google é responsável por mostrar quais os assuntos mais procurados em sua barra de pesquisa.
Além disso, a partir da mesma você também pode descobrir quais os tópicos mais comentados em cada país ou em algum ano. A plataforma também pode auxiliar alguns produtores de conteúdo virtual a se localizarem nos temas populares do momento e atualizarem seu repertório.
Lançado pela empresa Google em 2006, o Google Trends pode ser entendido como uma plataforma informativa que disponibiliza ao público os assuntos mais comentados do momento, sendo também chamados de “trends”, ou em portuguès, tendências. Usualmente o site trabalha com palavras-chaves que estão sendo pesquisadas com frequência pelos usuários. Por exemplo, durante o ápice da pandemia do Covid-19, é muito provável que as palavras-chaves mais buscadas do momento em todos os países foram: coronavírus, pandemia, vírus, etc.
O serviço é oferecido pelo Google de forma completamente gratuita, possibilitando que os criadores de conteúdo digital possam abusar da ferramenta e analisar as especulações para as próximas ondas virais que estão por vir. Além disso, o site pode ser acessado através de qualquer dispositivo, dispensando burocracias.
O Google Trends reúne uma grande quantidade de dados referentes às últimas pesquisas feitas pelos usuários no buscador do Google, separando os resultados em categorias como países e época, sendo possível checar quais foram as pesquisas mais populares dos últimos tempos. Desta forma, a busca pelo próximo conteúdo se torna mais fácil e rápida, visto que o produtor pode se basear apenas no país onde mora e no ano atual.
A categorização dos resultados é de extrema importância pois muitas vezes os assuntos mais comentados em um país se diferem de outro, ou seja, uma regra não é válida para todas as regiões do mundo, portanto o que está viralizando no Brasil pode não estar nos Estados Unidos. A sazonalidade é um fator que deve ser levado em consideração. O produtor de conteúdo deve basear suas pesquisas conforme o público que deseja atingir.
Como um profissional de marketing ou produtor de conteúdo, seu trabalho é entender quais os tópicos mais procurados pelo seu público alvo. Para isso, a plataforma Google Trends pode ser de grande ajuda ao buscar por essas informações, e a partir disso, algumas estratégias podem ser utilizadas para atrair tal público ao seu negócio. A partir de palavras-chave, você consegue desvendar quais assuntos seu público está consumindo e se aproveitar deles, produzindo materiais e estratégias que envolvam o tema, a fim de atrair todos aqueles interessados no trending topic.
É correto afirmar que as informações oferecidas pelo Google Trends são completamente confiáveis, visto que o Google é o maior site de buscas da internet, dominando cerca de 92,19% deste mercado. Ou seja, a maioria das pesquisas feitas ao redor do mundo são realizadas através do Google. Isso permite que a empresa reúna um banco de dados imenso com todos os assuntos mais pesquisados em cada época.
Os três maiores motivos para utilizar o Google Trends são: poder ter boas ideias de conteúdo rapidamente, encontrar as tendências do seu público e comparar quais termos estão sendo mais utilizados nas pesquisas. Ou seja, caso um assunto esteja sendo muito comentado nas redes sociais, é preciso saber quais as palavras principais este público está utilizando para se referir a ele, desta forma a empresa poderia conseguir se adentrar neste espaço também.
Por exemplo, é necessário saber como as pessoas pesquisam sobre a pandemia: se usam a palavra coronavírus ou Covid-19, pois a utilização da palavra menos viralizada pode fazer com que seu conteúdo não alcance tantas pessoas.
Para começar, acesse a página do Google Trends. Na primeira página, você já encontrará alguns dos temas que mais vem sendo discutidos na internet, lembrando que criar uma conta não é necessário. Ao clicar na barra de pesquisa, basta digitar algum tema relevante na atualidade, e o resultado, caso não seja especificado anteriormente, será baseado nos últimos 12 meses.
Depois de pesquisar pelo assunto desejado, você terá acesso a gráficos de linha, infográficos e as pesquisas mais populares feitas pelos usuários do google. Além disso, é possível comparar a popularidade entre dois assuntos em diferentes regiões, por exemplo, as buscas por assuntos relacionados a futebol são bem mais constantes na américa latina, já na américa do norte, as pessoas se interessam mais pelo futebol americano.
Depois de analisar os gráficos deixados através dos resultados de sua pesquisa, basta avaliar e planejar as melhores estratégias para atrair este público utilizando o assunto mais comentado por ele no momento.
*Com informações do Google, Support.Google e Google Trends.