Se você é produtor de conteúdo em blogs, sites ou no YouTube e quer saber quais os termos mais pesquisados do momento, o Google Trends é uma boa ferramenta para descobrir essa informação, além de ser uma fonte confiável.
Mas o que é o Google Trends? Como utilizar o Google Trends? Como ele funciona? Vamos explicar neste artigo um pouco sobre o assunto, dar algumas dicas de como utilizar corretamente e ter a chance de alavancar seu negócio.
O Google Trends é uma ferramenta da Google criada em 2006 e que mostra os termos mais pesquisados dentro de determinado período, ou permite saber se um tema está aumentando ou diminuindo em sua relevância.
A ferramenta conta com gráficos que mostram a frequência com que um termo (uma ou mais palavras) é procurado de acordo com as várias regiões do mundo, e em vários idiomas.
Como dissemos acima, o Google Trends foi criado em 2006 e mantém dados armazenados desde 2004 (é muita coisa!). A plataforma permite que o usuário acompanhe um determinado assunto, podendo saber se o interessa do público por ele aumenta ou diminui.
A base de dados é do próprio Google, claro, e como esta é a ferramenta de pesquisa mais utilizada no mundo, tem uma amostragem mais abrangente e assertiva. As pesquisas menos relevantes são excluídas para não tomar muito espaço de maneira inútil.
Já as buscas mais frequentes são armazenadas e servem depois para a criação de gráficos, além de outros usuários poderem saber qual o interesse do público sobre aquele assunto com o passar do tempo.
Usar o Google Trends é bem fácil. O único requisito exigido é que a pessoa tenha uma conta Gmail. Vamos fazer, a seguir, um passo a passo para te ensinar como utilizar a ferramenta.
Passo 1: Acesso o Google Trends e faça login na sua conta do Gmail, ou crie uma se não tiver.
Passo 2: Inicie uma pesquisa no campo “Busca”, digitando o termo pretendido; depois de digitar, a plataforma vai mostrar as opções de apresentar os resultados por palavras (Termo de pesquisa) ou por canal do YouTube.
Passo 3: Um gráfico será apresentado, mostrando a performance do termo no seu país, pelo período de um ano. Você pode ainda selecionar o país, o período, a categoria e os serviços do Google.
Passo 4: Escolha as definições de sua pesquisa. Se quiser mudar sua pesquisa para imagens, notícias, Google Shopping ou YouTube, clique em “Serviço do Google” e escolha a opção que deseja.
Além de ter acesso ao número e ao gráfico do resultado das pesquisas, a plataforma vai apresentar também os assuntos relacionados e que estão crescendo nas consultas. São apresentadas as 25 buscas mais pesquisadas relacionadas com o seu tema.
Além disso, o Trends ainda conta com uma ferramenta de comparação entre termos. O usuário pode, por exemplo, ver a diferença de pesquisa entre termos sinônimos e qual tem sido mais utilizado pelo público. Digite o primeiro termo no campo correspondente e, logo abaixo, aparecerá um quadro “+Comparar”, digite o outro termo.
Algumas pessoas nem vão utilizar essa informação para o desenvolvimento de uma matéria do seu blog ou canal, mas apenas querem saber o que as pessoas estão pesquisando e comentando.
Se você quer saber o top Trends do momento, clique no menu lateral, representado pelas 3 barras, no canto superior esquerdo e depois em “principais pesquisas”. A plataforma vai disponibilizar duas abas: “Diárias” e “Tempo Real”.
Em “Tempo Real” você pode escolher entre as categorias: Ciência/Tecnologia, Entretenimento, Esportes, Negócios, Saúde entre outras. Clicando em algum dos termos, um gráfico vai ser exibido, mostrando o que aconteceu com esse termo ao longo do tempo até aquele momento, bem como notícias e termos relacionados.
Com isso, você pelo menos vai saber o que o mundo mais está comentando naquele momento. É uma das formas de se atualizar. Mas essa ferramenta é importante sobretudo para quem desenvolve conteúdo digital.