O que são as mudanças climáticas?

Mudanças climáticas, aquecimento global e cuidados com o meio ambiente são tópicos que sempre fizeram parte do dia a dia de bilhões de pessoas e que sempre foram e continuarão sendo muito importantes para todo tipo de vida em nosso planeta. No entanto, muitos não sabem completamente ou entendem o suficiente sobre a importância de nos atentarmos a tais assuntos, em especial sobre as mudanças climáticas.
Publicado em Ciência dia 3/10/2022 por Alan Corrêa

Mudanças climáticas, aquecimento global e cuidados com o meio ambiente são tópicos que sempre fizeram parte do dia a dia de bilhões de pessoas e que sempre foram e continuarão sendo muito importantes para todo tipo de vida em nosso planeta.

No entanto, muitos não sabem completamente ou entendem o suficiente sobre a importância de nos atentarmos a tais assuntos, em especial sobre as mudanças climáticas.

Mudanças climáticas, o que envolve?

As mudanças climáticas são transformações a longo prazo nos padrões de temperatura e clima. Saiba mais nessa página especial das Nações Unidas sobre o tema.
As mudanças climáticas são transformações a longo prazo nos padrões de temperatura e clima. Saiba mais nessa página especial das Nações Unidas sobre o tema.

Resumidamente, as mudanças climáticas são as transformações que ocorrem nos padrões de clima e temperatura durante anos e séculos. Isso pode ocorrer de forma natural, como por meio de variações no ciclo solar. Mas também pode ocorrer devido à participação humana que impulsiona as mudanças climáticas como a queima de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás.

Essas queimas resultam na emissão de gases que aumentam a temperatura por causa do famoso efeito estufa, uma vez que esses gases como que envolvem a terra, retendo assim cada vez mais calor e ocasionando mudanças climáticas.

Os principais gases que contribuem para as mudanças climáticas são o dióxido de carbono e o metano. Encontramos esses gases facilmente em nosso dia a dia, a gasolina por exemplo como uso de combustível para o carro que libera o dióxido de carbono, ou um prédio que utiliza-se de carvão para aquecimento. O desmatamento de florestas também é um enorme fator que ocasiona a liberação do dióxido de carbono na natureza. Já em relação ao metano, encontra-se uma grande liberação desse gás em aterros de lixo.

A maior alta em concentração de gases de efeito estufa dos últimos 2 milhões de anos

As mudanças climáticas são transformações a longo prazo nos padrões de temperatura e clima.
As mudanças climáticas são transformações a longo prazo nos padrões de temperatura e clima.

Foi constatado um aumento de 1,1 °C desde o final do século 19, e a última década (2011-2020) foi a mais quente registrada. Esse tipo de mudança não impacta apenas em temperaturas mais altas em alguns locais do planeta ou em sua totalidade. Na verdade, mudanças climáticas como essas ocasionam problemas maiores como secas intensas, escassez de água, incêndios, aumento do nível do mar, inundações, derretimento do gelo polar, tempestades catastróficas e diminuição da biodiversidade.

Mudanças necessárias a partir de agora

A queima de combustíveis fósseis gera emissões de gases de efeito estufa que agem como um grande cobertor em torno da Terra, retendo o calor do sol e aumentando as temperaturas.
A queima de combustíveis fósseis gera emissões de gases de efeito estufa que agem como um grande cobertor em torno da Terra, retendo o calor do sol e aumentando as temperaturas.

Existem muitas soluções que além de beneficiar todos os tipos de vida em nosso planeta também podem proporcionar benefícios econômicos. No entanto existem 3 grandes ações que precisamos sempre ter em vista, são essas: redução das emissões, adaptação aos impactos climáticos e financiamento dos ajustes necessários.

A mudança dos sistemas de energia de combustíveis fósseis para fontes renováveis, como solar ou eólica, reduzirá as emissões que impulsionam as mudanças climáticas. Mas temos que começar agora. Um bom exemplo que temos visto nos últimos anos é a criação e evolução em veículos elétricos que dependem zero do combustível fóssil que tem causado muito prejuízo ao nosso ecossistema.

Essas mudanças protegem pessoas, casas, empresas, meios de subsistência, infraestrutura e ecossistemas naturais das consequências que podem ser causadas por conta das mudanças climáticas.

A adaptação será necessária em todos os continentes e países, mas deve ser priorizada agora para as pessoas mais vulneráveis e com menos recursos para lidar com os perigos climáticos.

*Com informações das Nações Unidas.