Se você já gostava do PIX pelas inúmeras vantagens que o novo sistema estava oferecendo, com certeza vai gostar ainda mais depois que souber das novidades que estão chegando, e com data de estreia já definida.
Na última quinta-feira, dia 2 de setembro, o Banco Central regulamentou duas novas funções no sistema PIX: PIX Saque e PIX Troco. Essas novas ferramentas estarão disponíveis para o público a partir de 29 de novembro.
O sistema PIX implementado pelo Banco Central trouxe muitas vantagens, entre elas a desburocratização de certas transações, a agilidade nos procedimentos e a eliminação de algumas taxas que antes pagávamos às instituições financeiras.
Agora, o Banco Central anunciou a chegada de duas novas ferramentas que vão facilitar ainda mais a nossa vida e as transações financeiras do dia a dia. São o PIX Saque e o PIX Troco.
O PIX Saque nada mais é do que poder sacar dinheiro por meio da leitura de um QRCode. Assim, os estabelecimentos que oferecerem esse serviço – que poderão ser por exemplo supermercados, farmácias e outros – realizarão uma operação PIX e, após a autenticação do “pagamento”, o cliente poderá receber o valor em espécie.
Claro que isso vai depender do estabelecimento querer oferecer o serviço, e no início será um pouco difícil, mas depois que entrar na rotina ficará mais fácil e variado. Se o estabelecimento não tiver cédulas basta indicar a indisponibilidade do serviço.
O PIX Troco tem uma operação parecida, mas ele acontece durante a operação de compra de um produto ou serviço. Assim, o cliente poderá receber um “troco” em dinheiro da diferença do valor cobrado e do valor pago.
Para facilitar vamos dar um exemplo. Imagine que você foi ao supermercado e gastou 70 reais, mas precisa de outros 30 reais em espécie. Basta você fazer um PIX de 100 reais e pedir o troco em dinheiro. Claro que isso vai depender do estabelecimento oferecer esse tipo de serviço, não é um direito do consumidor.
Mas a pergunta que você certamente está fazendo agora – eu pelo menos fiz – é qual a vantagem que o estabelecimento comercial tem ao disponibilizar esse tipo de serviço que não terá nenhum auferimento econômico?
Segundo o Banco Central, o estabelecimento comercial que ofereça esse serviço também terá vantagem, mesmo que não seja diretamente de auferição de lucro. Além de atrair mais possíveis clientes, aumentando sua visibilidade, terá a possibilidade de aumentar sua segurança.
Inclusive dá um exemplo concreto de como isso pode acontecer. Uma farmácia que ofereça o serviço terá menos dinheiro em espécie acumulado, e com isso o ressico de assalto ou pelo menos a quantidade de valor em risco diminuem.
“A oferta do serviço diminuirá os custos dos estabelecimentos com gestão de numerário, como aqueles relacionados à segurança e aos depósitos, além de possibilitar que os estabelecimentos ganhem mais visibilidade para seus produtos e serviços, num efeito vitrine”, diz o Banco Central.
Além da definição da data de lançamento desse serviço para o público, que será a partir de 29 de novembro, também já está definido o limite para ambas as transações, PIX Saque e PIX Troco.
O valor limite será o mesmo para ambas as transações, e será de R$ 500,00 durante o dia. No período da noite, entre as 20hs e 6hs o serviço também vai funcionar, mas com um limite menor, no valor de R$ 100,00.
Esse limite está definido pelo Banco Central, mas cada estabelecimento poderá definir um limite menor, mas nunca maior do que esse. Também os horários de operação poderão ser ajustados, mas sempre para menos do que os definidos pelo Banco Central.