Poucas são as franquias que conseguem permanecer no topo por muitos e muitos anos. Na grande maioria das vezes, elas crescem, viram febre e, logo após, caem no ostracismo e são lembradas de forma nostálgica por muitos de seus fãs.
Desde que chegou ao mercado em 1996, Pokémon vem sendo diferente dos demais jogos por aí: com o passar dos anos, já foi jogo de console, anime, mangá, filme, jogo de cartas e até mesmo jogo de celular. Mas afinal, quais são os segredos para que uma franquia, mesmo que tão antiga, continue tendo um sucesso tão estrondoso até nos dias atuais?
Alguns gostam, outros nem tanto, mas não há como negar: o mundo pokémon é extremamente grande e com inúmeras histórias por trás dele. Contendo 10 regiões e 898 pokémons diferentes (e contando), a grande quantidade de regiões e um número exacerbado de pokémons acaba por incomodar aqueles mais puristas (quem vos escreve sabia, em meados de 2010, o nome dos 493 pokémons existentes até então).
Porém, quantas regiões a mais, novos pokémons surgem e novas histórias podem ser contadas cada vez com mais detalhes. Com isso, cada vez mais pessoas em suas respectivas gerações poderão ter a alegria de poder jogar com pokémons que representem tal época. Logo no começo, as atenções eram voltadas aos três pássaros lendários, logo após aos três cães lendários, o trio Groudon, Kyogre e Rayquaza (um dos meus favoritos por sinal), Arceus (o criador de todos) e suas criações Dialga e Palkia entre inúmeros outros.
Por trás de cada Pokémon Lendário, existem inúmeras histórias, teorias e enredos fortíssimos por trás de cada um deles. Como esquecer os icônicos Mew e Mewtwo? Até filme eles ganharam! O que encanta no universo pokémon é a riqueza de detalhes e a imersão que o mesmo pode proporcionar!
Mas os benefícios que o Pokémon pode trazer vão além de um universo muito vasto e rico em enredos! Muitas das vezes, pode chegar a romper a barreira entre o mundo real e o virtual, fazendo com que pessoas possam criar vínculos mais fortes umas com as outras.
Seja em um jogo de cartas de Pokemon, jogando via console ou celular ou até mesmo indo assistir algum filme da saga, o interesse mútuo pelo mundo Pokemon pode fazer com que pessoas troquem mais experiências e possam socializar de uma forma mais amigável.
Crianças principalmente são as pessoas mais suscetíveis a criarem amizades por meio dos Pokémons, ajudando aqueles que são mais introvertidos a estarem em uma roda de amigos e poder falar sobre seus Pokémons de forma mais natural, sem sentir que está sendo julgado.
Assim como falamos acima que as crianças são mais propícias a fazerem amizades por meio dos Pokémons, também vale destacar que não são apenas crianças que jogam Pokémon! Muito pelo contrário, existem muitos marmanjos que são verdadeiros fanáticos pelo assunto!
Este fator se deve muito pelas mil e uma possibilidades de se jogar e interagir no “pokeverso”. Quando falamos de um público mais adulto, geralmente os jogos de cartas de Pokémon são mais populares, contendo cartas que chegam a valer centenas de milhares de dólares! Por outro lado, também existe o famoso Pokémon Go, que se tornou febre no mundo inteiro e, com isso, todas as pessoas puderam ser mestres Pokémon apenas com um celular!
Crianças geralmente têm uma maior aderência aos jogos pelo console, aos desenhos animados, filmes e também aos aplicativos, mas quando falamos do universo Pokémon, percebemos que a idade não é mesmo uma barreira!
Quando algum assunto possui muitos detalhes e é extremamente comentado, o surgimento de teorias da conspiração se torna inevitável. Desta forma, nem mesmo o mundo Pokémon escapou de algumas. Iremos contar duas logo abaixo.
A primeira e mais famosa delas passa por todo o enredo inicial dos jogos de Pokémon (Red e Blue), onde dizem que o jogo se passa em um cenário de pós-guerra onde parte dos adultos teriam morrido na batalha. Prova disso são os personagens principais serem crianças e a maioria dos NPCs serem mulheres, idosos e as próprias crianças. Para complementar, ainda existe a frase do líder do ginásio elétrico “Ei criança! O que você pensa que está fazendo aqui? Você não vai durar muito na batalha” e “Pokémons elétricos me salvaram durante a guerra!”
Outra delas passa por dois dos Pokémons mais famosos e misteriosos: Mew e Mewtwo. Como sabemos, o Mewtwo é uma clonagem do Mew, porém para chegar neste clone perfeito, foram feitos inúmeros testes e, um destes testes, resultou no Pokémon Ditto, que pode se transformar em qualquer Pokémon e que, assim como os outros dois, é assexuado.
Outro fator muito interessante do mundo Pokémon é a facilidade que o mesmo conseguiu ir se adaptando com o passar dos anos, migrando seu universo para onde o público se concentra mais.
Por isso que Pokémon possui tantas formas de ser consumido, seja por app, anime, filmes, jogos de celular e de console e também cartas! Cada um em sua época e acompanhado seu público!
São todos estes fatores que fazem o mundo Pokémon ser tão mágico! Os anos se passam e, por mais que tenham algumas ressalvas, sempre continuará se atualizando para acompanhar o público e se consolidar cada vez mais como uma das maiores franquias de todos os tempos!