Qual a função do porteiro eletrônico? Veja como escolher o melhor

Os videoporteiros estão redefinindo a forma como as casas se comunicam com o mundo exterior, substituindo os tradicionais interfones por dispositivos mais avançados e conectados. Esses dispositivos incorporam câmeras, alto-falantes e microfones em um módulo externo, enquanto uma tela interna ou um aplicativo de smartphone exibe a imagem da pessoa que tocou a campainha. Além do benefício óbvio de identificar visitantes, os videoporteiros proporcionam um aumento na sensação de segurança para os moradores, permitindo até mesmo a gravação de vídeos de quem se aproxima da porta.
Publicado em Casa dia 22/08/2023 por Alan Corrêa

Os videoporteiros estão redefinindo a forma como as casas se comunicam com o mundo exterior, substituindo os tradicionais interfones por dispositivos mais avançados e conectados.

Esses dispositivos incorporam câmeras, alto-falantes e microfones em um módulo externo, enquanto uma tela interna ou um aplicativo de smartphone exibe a imagem da pessoa que tocou a campainha. Além do benefício óbvio de identificar visitantes, os videoporteiros proporcionam um aumento na sensação de segurança para os moradores, permitindo até mesmo a gravação de vídeos de quem se aproxima da porta.

Divididos em três categorias distintas, os videoporteiros vão desde os modelos tradicionais, sem recursos de conectividade e que se assemelham aos interfones convencionais, até os que possuem telas internas ou aplicativos para smartphones. Os modelos mais avançados oferecem recursos como visualização em tempo real, integração com sistemas de câmeras de segurança e compatibilidade com assistentes virtuais, como Amazon Alexa e Google Assistente. É importante notar que os videoporteiros complementam outras soluções de segurança doméstica, como câmeras de vigilância.

A aquisição de um videoporteiro requer considerações como o local de instalação e a avaliação da conectividade Wi-Fi, garantindo um sinal forte o suficiente para alcançar o dispositivo externo. Esses dispositivos também têm uma versão mais compacta para apartamentos, chamada “olho mágico digital”, que oferece funções semelhantes, mas é projetada para uso exclusivamente interno.

Selecionamos oito modelos que abrangem a categoria de videoporteiros e olhos mágicos digitais, com preços variando de R$ 350 a R$ 1.300, de acordo com lojas online consultadas em agosto. Entre eles:

Na hora da compra, é importante considerar fatores como a necessidade de instalação profissional devido aos cabos de energia e conectividade, a função desejada (como a quantidade de portas que pode abrir), a necessidade de energia elétrica ou bateria, a conectividade Wi-Fi e as opções de armazenamento de imagens. A escolha entre modelos mais básicos ou avançados deve ser feita com base nas necessidades individuais, garantindo assim uma solução de segurança que atenda às expectativas de cada proprietário.

Qual é a diferença entre porteiro eletrônico e interfone?

O porteiro eletrônico e o interfone são dois dispositivos de comunicação utilizados em residências e edifícios para permitir a comunicação entre pessoas dentro de uma estrutura fechada (casa, apartamento, prédio) e visitantes ou prestadores de serviços que estão do lado de fora. Embora esses termos muitas vezes sejam usados de forma intercambiável, existem algumas diferenças sutis entre os dois:

Interfone:

Porteiro Eletrônico:

Portanto, a principal diferença entre um porteiro eletrônico e um interfone reside na presença de vídeo. Enquanto o interfone tradicional oferece apenas comunicação de áudio, o porteiro eletrônico, especialmente na forma de videoporteiro, fornece a capacidade de comunicação visual, permitindo aos moradores uma avaliação mais completa dos visitantes antes de decidirem como responder.

*Com informações do G1.