Que dia é o Black Friday 2021? no dia 26 em novembro, confira dicas para comprar e vender

Um dos momentos mais aguardados pelos consumidores no mundo inteiro é a Black Friday, e ela está chagando. Em novembro esperamos que diversas lojas ofereçam grandes descontos.

Novidades
3 meses atrás
Que dia é o Black Friday 2021? no dia 26 em novembro, confira dicas para comprar e vender

Mas como saber quais são as ofertas verdadeiras? Será que realmente as lojas estão dando desconto, ou aumentaram o preço artificialmente antes para lucrar mais sobre a avidez do consumidor? Confira as dicas para não cair em ciladas.

Black Friday 2021

Black Friday deste ano acontece na sexta-feira, 26 de novembro de 2021.
Black Friday deste ano acontece na sexta-feira, 26 de novembro de 2021.

A Black Friday deste ano acontece na sexta-feira, 26 de novembro de 2021.

O que é a tal da Black Friday?

Antes de mais nada, vamos entender o que é a Black Friday. O termo, numa tradução literal, significa sexta-feira negra. Sua origem ocorreu nos EUA, mas existem diversas versões sobre como tudo começou.

O fato concreto é que hoje, lá na América do Norte, todo ano depois do feriado de Ação de Graças, mais especificamente no dia 26 novembro, acontece um mega desconto em todas as lojas do país.

Recentemente, em 2011, essa cultura também veio para o Brasil, mas com características diferentes. Tudo começou com promoções em e-commerces, e aos poucos foi migrando para o varejo e lojas físicas em geral.

O Brasil não é para amadores

Mas o Brasil não é para amadores, e muita gente acabou se aproveitando dessa situação para instigar o consumidor a comprar com o pretexto da Black Friday, sendo que o desconto não era tão desconto assim.

Isso tem deixado os brasileiros desconfiados desse tipo de oferta, o que deixa o cenário econômico ruim para quem quer comprar e também para quem quer vender e oferecer um desconto de verdade.

Aproveite as oportunidades da Black Friday 2021
Aproveite as oportunidades da Black Friday 2021

Como comprar na Black Friday sem cair em ciladas

Para ajudar aqueles que ainda desejam comprar e tirar proveito da Black Friday, selecionamos algumas dicas importantes para evitar as ciladas dos comércios mal intencionados.

O primeiro passo é você saber exatamente o que quer comprar e quanto está disposto a gastar. Não caia no erro de ficar “namorando” ofertas que não faze sentido para você. Com certeza vai acabar gastando muito mais do que tinha planejado.

Depois disso, é importante – por mais que seja chato – criar cadastro e alertas em todos os grandes portais e e-commerces. Com isso, você vai ficar sabendo se realmente os valores abaixaram ou se é uma enganação.

Você também deve tomar cuidado com portais duvidosos e preços excessivamente baixos. Muito provavelmente isso é um golpe, e além de não receber o produto desejado – provocando uma grande frustração – você ainda vai ter uma enorme dor de cabeça.

Outra dica importante

Antes de comprar, entre em sites de comparação, como o Buscapé, os preços nas diversas lojas. A vantagem, além de encontrar o melhor preço, é que a grande maioria das lojas cadastradas são confiáveis.

Cuidado também com as “letras miúdas”. Muitas vezes o desconto é apenas para pagamento em boleto e quando você percebe já passou o cartão. Ou então, o valor do frete é igual ou maior que o desconto. Fique esperto!

Ferramentas que podem ajudar na Black Friday

Mas só essas dicas podem não ser o suficiente. Como saber, por exemplo, em cada loja se o preço foi aumentado antes do dia da promoção? Existem algumas ferramentas que podem ajudar nessa tarefa.

Uma dessas ferramentas é o Histórico de Preços que permite você analisar a variação de preços praticados pelas lojas online no decorrer do tempo. Outra ferramenta que pode te ajudar é a Alerta de Preço que vai indicar quando determinado produto chegou no preço que você está disposto a pagar.

Aproveite as oportunidades da Black Friday 2021
Aproveite as oportunidades da Black Friday 2021

Para que serve o Histórico de Preços

Uma das maiores dificuldades que os consumidores brasileiros encontram para comprar na Black Friday é saber se os preços aumentaram poucos dias antes da data da oferta, para induzir as pessoas a comprarem achando que estão pagando mais barato.

A ferramenta do Histórico de Preços pode ajudar bastante a evitar cair nesse tipo de cilada. Com ela você pode analisar a variação de preço de um determinado produto numa loja nos últimos 40 dias ou até nos últimos 6 meses. Com isso, vai saber se a loja está querendo “passar a perna” ou se o desconto é verdadeiro.

O que é o Alerta de Preços

Outra ferramenta que pode te ajudar bastante é o Alerta de Preços. São tantas as opções de lojas online que temos hoje que é praticamente impossível monitorar todas elas de forma satisfatória.

Com o Alerta de Preços você pode escolher lojas e produtos, e colocar um alerta para o preço que você deseja pagar por ele. Por exemplo, você quer um determinado modelo de Smart TV que custa R$ 3.199,00, mas você quer pagar no máximo R$ 2.799,00. Quando alguma das lojas que você selecionou chegar nesse valor a ferramenta envia um e-mail notificando.

Cupons podem oferecer um bom desconto

Os famosos cupons também podem te dar um bom desconto na hora da compra, e sim, eles existem e funcionam. Mas o grande problema é onde encontrar esses cupons, que costumam ficar espalhados por toda a internet.

Mas para te ajudar a encontrar esses cupons existem extensões de navegadores de internet que podem fazer o trabalho de forma 100% automatizada e segura. Uma dessas extensões você pode baixar e instalar por este link (https://chrome.google.com/webstore/detail/tecnoblog/pmncamalnkoafdfdmojmhanhngjaakcb).

Depois de instalar, você pode acessar a página onde pretende fazer a compra. Aqui a ferramenta vai te mostrar se o preço daquele produto aumentou nos últimos dias ou se está num bom momento para comprar. Quando tudo estiver no carrinho você pode seguir para a efetivação da compra.

Logo antes de adicionar as informações de pagamento, o Testador de Cupons vai fazer uma varredura para ver se existe algum cupom disponível para você nesta loja ou nestes produtos. Se tiver, você escolhe o que for mais vantajoso e faz a compra com desconto.

Entre as principais lojas destacamos: Submarino, Americanas, AliExpress, Adidas, Azul, Bebê Store, Casas Bahia, Centauro, DealeXtreme, Extra, Fast Shop, Gol, Hotel Urbano, Latam, Lojas Colombo, Lojas KD, Mobly, Netshoes, Nike Store, O Boticário, Ponto Frio, Ricardo Eletro, Saraiva, Tam, Walmart, entre outras.

Aproveite as oportunidades da Black Friday 2021
Aproveite as oportunidades da Black Friday 2021

Mas e se eu sou vendedor, como aproveitar a Black Friday 2021?

Se você está do outro lado da mesa, e quer aproveitar a Black Friday 2021 para vender mais, vai gostar das dicas que separamos. Vale lembrar que essa ocasião é um dos períodos do ano de mais movimentos em vendas, ou seja, perfeito se você quer aumentar suas vendas e tirar o atraso dos meses de pouco movimento.

A primeira coisa que você precisa é conhecer o seu próprio público. Só com isso você será capaz de montar uma boa estratégia e aproveitar as oportunidades que surgirem, como a Black Friday 2021. Para isso, você precisa conhecer entre outras coisas:

  • Quais são os gostos de seus clientes
  • O que eles mais procuram
  • Quais são as opções de pagamento mais utilizadas por eles

O segundo passo é investir mais nos canais de venda que você utiliza, além de atualizá-los. Essa é a sua forma de comunicação com o cliente, sem isso nenhuma campanha terá efeito. Depois de ter feito isso, poderá atrai-los com:

  • Catálogos de seus produtos e serviços disponíveis nesta data
  • Novidades e lançamentos
  • Promoções exclusivas dessa data

Por fim, prepare seu estoque com antecedência. Não tem nada mais frustrante para um cliente do que comprar um produto e depois receber o aviso de que acabou o estoque e ele ficou sem. Você perderá esse cliente para sempre.

Techdoido

A tecnologia faz parte da nossa vida, e o Techdoido traz as novidades e dicas sobre elas para você neste blog.

Vamos Bater um Papo?