A nova geração de consoles chegou prometendo ao mundo dos games uma verdadeira revolução. Tanto o aspecto gráfico quanto a jogabilidade seriam completamente inovadores e mais prazerosos de se jogar. Porém, ainda assim, existem jogos que, por mais que os anos passem, não saem da lista de indispensáveis.
Este vem sendo o caso da saga Ratchet & Clank que, em seu décimo sexto jogo (Rift Apart), chega na nova geração pronto para ser um dos principais games do PS5 neste começo de jornada. Mas afinal, mesmo depois de tanto tempo, será que o jogo ainda tem fôlego?
Ratchet and Clank sempre foi uma série que esteve acompanhando as novas tecnologias do mercado e a Sony, por sua vez, sempre fez questão de utilizar as mesmas nos games. Sendo desenvolvido mais uma vez pela Insomniac Games (hoje se tornou uma subsidiária da Sony), novamente o game da série chega com uma inovação:ser o primeiro jogo de PS5 a utilizar a tecnologia de 40 FPS.
Isto quer dizer que será possível rodar seu jogo em uma qualidade de 40 quadros por segundo, tendo todas as qualidades dos modos de 30 FPS (Foco na melhor resolução possível) e 60 FPS (Melhor desempenho possível para o jogo).
Apenas foi possível utilizar tal tecnologia graças a chegada do HDMI 2.1 e também se o seu televisor possui um modo de 120 Hz (presente nas TVs 4K mais atuais do mercado). Sem estas especificações, o jogo rodará em 60 ou 30 FPS.
Mas vamos ao que interessa de verdade: o jogo! Se você não faz a mínima ideia sobre o que a série de Ratchet & Clank fala, iremos contar de forma bem resumida. Ratchet é um Lombax e que, juntamente ao seu amigo Clank, mergulham em aventuras interessantes e desafiadoras.
Em Ratchet & Clank: Rift Apart, os amigos se deparam com um Doutor Nefarius diferente e que, após um desfile de heróis, precisam enfrentar o doutor, que está com uma arma que causa fendas nas dimensões, fazendo os universos colidem e ficarem bagunçados. O ponto principal do game é a entrada de uma nova pergonagem, Rivet. Ela também é uma Lombax e terá papel fundamental no desenvolvimento da história.
Sobre a jogabilidade em si, é difícil comparar com as demais gerações do jogo, afinal Ratchet & Clank: Rift Apart foi lançado apenas para PS5, impossibilitando comparações com as gerações anteriores. Porém, vale ressaltar que a mecânica de jogo utilizada, as possibilidades de criações de estratégias, armas utilizadas e as consequências da utilização das mesmas são feitos com tamanha maestria que deixa jogos de escopos maiores com inveja.
Se pudesse fazer uma única “crítica” seria sobre o manuseio dos veículos no jogo, onde a dirigibilidade não é tão fluída, mas vamos combinar que isso é secundário! Outro ponto bastante positivo é justamente a presença de vários chefes no decorrer da história, fazendo com que ela se torne ainda mais desafiadora e completa.
Assim como a jogabilidade, não seria justo comparar os gráficos do 16º jogo da série muito por conta de que o último jogo até então lançado foi de 2016, 5 anos antes do lançamento. Por não ter saído para a antiga geração, é impossível traçar o paralelo.
Então como analisar os gráficos? Analisando as texturas utilizadas, a forma que os cenários foram modulados, a diferenciação entre um cenário e o outro, os próprios inimigos e afins. Quando analisamos todos estes fatores, percebemos o quão bem trabalhado o game foi!
Podemos ver o trabalho bem feito, por exemplo, em algumas localidades, você consegue ver a cidade em pleno dia a dia, com vários elementos de cenário.
Com tudo isso que foi dito, você deve estar pensando: vale a pena jogar este jogo que, mesmo tendo quase 2 décadas de lançamento, continua extremamente cativante?
A resposta é que sim! Você vai ficar extremamente satisfeito com o jogo e tudo que ele te oferece: bom enredo, gráficos da nova geração, jogabilidade aguçada e, de quebra, a tecnologia que possibilita jogar em 40 FPS.
Seria Ratchet & Clank: Rift Apart o jogo que te faria comprar um PS5 para jogar ele? Não! Mas, caso queira adicionar ao seu repertório de jogos, é uma das melhores adições possíveis no mercado!
*Com informações da Insomniac Games.