As compras pela internet já são uma realidade irreversível. Por mais que você não goste, elas vieram para ficar. Então, o jeito é aprender como utilizar essa ferramenta com a maior segurança possível.
Claro que as compras em lojas físicas também vão continuar existindo para sempre, mas saber utilizar a ferramenta virtual de forma correta pode ser uma boa solução em diversas ocasiões. Por isso, vamos deixar aqui algumas dicas para você acertar definitivamente suas compras pela internet.
Um fato incontestável é que o mercado mundial de e-commerce cresce diariamente. Seja por conta da facilidade, das oportunidades, do preço mais baixo, ou mesmo da recente crise pandêmica que deixou as pessoas isoladas do mundo físico, o fato é que as compras pela internet são uma realidade que não vão passar tão cedo.
Mas muita gente ainda tem pavor de fazer compras pela internet, seja pelo fato de já ter caído em algum golpe ou pelo receio de que isso venha a acontecer. Mas algumas coisas precisamos enfrentar, não dá pra fugir. Por isso, veja as dicas que vamos colocar aqui pra você e faça suas compras na internet com tranquilidade.
A primeira dica parece supérflua. Todo mundo compara os preços nas lojas físicas antes de comprar, porque faríamos diferente na internet? Na verdade, isso é muito mais frequente do que parece à primeira vista.
Muitas vezes entramos numa loja virtual, ou e-commerce, e vemos uma promoção chamativa que parece imperdível, com desconto às vezes de 90%. Nosso cérebro é levado à conclusão de que não podemos perder essa oportunidade, e acabamos comprando sem comparar os preços.
Trata-se de uma velha – e um pouco maliciosa – tática de vendas. Por isso, a primeira dica é essa: tenha muita calma nessa hora. Não compre imediatamente, as oportunidades sempre vão aparecer, basta ter paciência. Faça uma pesquisa com calma em diversas lojas para ver qual o melhor preço.
Alguns sites existem apenas para fazer esse tipo de comparação, como é o caso do Zoom e do Buscapé. Nesses sites você pode pesquisar por um determinado produto e saber o preço dele nas mais diversas lojas online. Além disso, o próprio Google na aba Shopping permite que você faça um primeiro levantamento, ordenando os preços do menor para o maior.
Essas ferramentas que mencionamos acima, e que permitem você fazer a comparação dos preços, não se responsabilizam pela procedência das lojas, mas apenas fazem a comparação de preços.
Por isso, antes de efetuar a compra é importante fazer uma breve análise a respeito do vendedor, da loja, onde pretende comprar o produto desejado. Muitas dessas lojas são fachadas para golpes.
Às vezes compensa mais pagar uma diferença um pouco maior e ter a segurança, do que correr o risco de perder todo o dinheiro. E o primeiro aspecto que deve ser analisado é justamente esse: as formas de pagamento.
Tendo em consideração isso que acabamos de comentar, observe se, no caso de pagamento de boleto, o nome do beneficiário é o mesmo da loja que você está comprando. Se for divergente, descarte imediatamente e alerta a autoridade.
Se o pagamento for por meio de cartão de crédito, serão solicitados: número do cartão, código de segurança, nome do titular e a data de validade. Qualquer outra informação, como a senha do seu cartão, não é necessária.
Se a loja pedir que você faça um pagamento via depósito, desconfie imediatamente. O mais provável nesse caso é que se trata de um golpe, e será muito mais difícil rastrear o dinheiro e recuperá-lo.
Sim, isso também é importante. Mas não se preocupe, você não precisa ser um programador para conferir se um site é seguro ou não. Basta observar se o link da loja tem as letras “https”, e esse “s” é muito importante. Se tiver, boa notícia, o site é seguro.
Se o site tiver apenas “http”, portanto sem a letra “s”, recomendamos que você não faça a compra. Pode ser um site fraudulento ou pelo menos com pouca segurança, e alguém poderá roubar os dados do seu cartão de crédito, por exemplo.
Outro elemento que pode ser suspeito é quando o nome na loja não seja igual ao nome que está no endereço do site. Para dar um exemplo, se o endereço do site fosse amazom.com, enquanto o nome da empresa é Amazon, com “n” no fim ao invés de “m”, você deveria desconfiar.
Se você não conhece a loja e quer verificar sua confiabilidade, e até mesmo sua existência, faça um teste infalível: entre em contato através dos canais de atendimento disponíveis (chat, WhatsApp, SAC). Se não conseguir ser atendido minimamente bem, esqueça essa loja.
Cada umas dessas dicas que estamos dando devem ser aplicadas em conjunto, não significa que se o site da loja passou num dos “testes” já está aprovado para sua confiança. Será preciso reunir pelo menos a maioria desses fatores.
Algumas vezes o site pode até existir, pode até prestar o serviço de verdade, mas a qualidade dos produtos ou o atendimento pode ser tão ruim que não vale a pena. Por isso, saber a opinião dos outros consumidores é importante.
Graças ao avanço do sistema de comunicação, hoje é possível obter essa informação de forma muito rápida, fácil e segura. Uma das formas é ver as avaliações que o site/loja tem no próprio Google.
Mas tem uma forma mais “oficial” que é através do site Reclame Aqui, do qual você já deve ter ouvido falar. Ali você vai encontrar os depoimentos dos mais variados perfis de consumidores e poderá elaborar sua própria opinião a respeito do site no qual está pretendendo comprar.
O brasileiro tem um sério problema de querer levar vantagem em cima de tudo e de todos, e isso pode se voltar contra ele. Basta ver uma mega promoção que já vai correndo comprar, às vezes mesmo sem precisar daquilo, só para “tirar uma vantagem”.
Sabendo disso, os criminosos cibernéticos atraem muita gente com falsas promoções de produtos caros e que estão muito abaixo do preço de mercado. O caso dos iPhones, por exemplo, é um clássico. Na maioria das vezes o produto é falso ou nem existe. Então, cuidado com preços “bom demais pra ser verdade”.
Outro grande erro que às vezes cometemos, por pressa ou por desatenção, é efetuar certas compras em computadores públicos, seja da biblioteca de uma faculdade, ou de uma Lan House.
Pode ser que alguém já tenha passado por essa máquina antes e deixado um programa para roubar senhas e dados pessoais. Então, só faça compras pela internet quando estiver em seu computador ou celular.
Para finalizar, recomendamos que você coloque uma senha forte nos sites de compras, pode até ser a mesma para todos, mas que não sejam simples demais para serem adivinhadas, como datas de aniversários ou letras e números sequenciais, como 1 2 3 ou a b c d. Seguindo essas dicas suas compras pela internet ficarão muito mais seguras.