Os Smartwatchs estão na moda, e são muitas as empresas que estão trabalhando para desenvolver esses novos relógios. Uma delas é a Technos, empresa tradicional no mercado dos relógios.
O grupo também é dono das marcas Euro e Mormaii, e passou recentemente por um enorme processo de reestruturação que o levou de volta às suas origens: os relógios. A grande novidade, entretanto, é o Smartwatch.
A Technos é uma tradicional empresa de relógios presente no Brasil há mais de um século, e que passou recentemente por um enorme processo de reestruturação para sair da crise em que muitas empresas nos últimos meses.
Esse processo envolveu não apenas aprimorar a eficiência da operação, mas também buscou desenvolver um novo produto, os relógios inteligentes. Uma aposta ousada, mas muito inteligente, já que essa tecnologia que abalou o cerne do seu negócio pode transformar-se no seu maior trunfo.
Essa não é a primeira e, provavelmente, não será a última guinada de direção que a empresa tomou ao longo de sua história. Nascida em 1900, na Suíça, como uma simples oficina de relógios de mesa, a Technos precisou se adaptar com o passar do tempo para não ficar obsoleta.
Desde 1970 o Brasil tornou-se o principal mercado da marca. Em 1980 passou por um grande aperto econômico do qual conseguiu sair graças à invenção dos relógios que trocavam de pulseira, e que virou uma febre entre os brasileiros.
Em 1994 a empresa tornou-se uma marca de capital aberto no Brasil, estabelecendo definitivamente suas raízes no país. Isso fala por si mesmo para indicar que a Technos sabe qual é o vai e vem da nossa economia.
Hoje pode parecer algo meio sem sentido, uma invenção sem significado, mas na época virou uma febre: pulseiras coloridas que poderiam ser trocadas a qualquer momento, uma transformação visual instantânea sem precisar de um novo relógio.
O relógio deixou de ser um simples transformador de horas par um acessório divertido, um item de moda necessário, e que os consumidores passaram a ter em quantidade suficiente para encher uma gaveta.
Mas foi em 2014 que a empresa teve seu maior desafio. A economia brasileira estava periclitante, ao mesmo tempo a competição de produtos, chineses especialmente, estava invadindo o Brasil.
Tudo isso deixava a situação ainda mais delicada. Mas foi a chegada dos Smartwatchs que abalou de forma significativa os alicerces da Technos. O que fazer diante desse novo cenário digital?
A empresa se via diante de um abismo, e seria difícil sobreviver apenas com os tradicionais relógios. A primeira tentativa de dar a volta por cima foi começar a desenvolver óculos e joias.
Diversificar os produtos significava diversificar a receita da empresa também. Mas essa tentativa foi um fracasso. A Technos poderia ter deixado de existir nesse momento. Mas resolveu dar um passo ainda mais ousado: desenvolver seu próprio Smartwatch.
Quando estava no meio desse enorme fracasso, a Technos se deparou com outro grande obstáculo: a pandemia. Mas, de certa forma, foi isso que a empresa acelerar sua tomada de decisão.
Reduziu-se o quadro de funcionários e voltou-se para o objetivo central da empresa, que é a fabricação de relógios. Mas apenas fazer os relógios tradicionais não seria suficiente num cenário tão tecnológico. A solução seria investir nos tais relógios inteligentes.
Em 2015 a empresa decidiu começar a desenvolver seu próprio relógio inteligente, os Smartwatchs. Mas competir com empresas como a Apple e a Samsung estava fora de questão. A proposta deveria ser diferente, visar um público diferente.
Mas a Technos foi capaz de perceber que um público muito amplo não era atendido por essas marcas, mas que desejavam produtos mais tecnológicos do que apenas um relógio convencional.
Os Smartwatchs da Apple e da Samsung não são acessíveis para boa parte da população, já que os custos podem chegar a R$ 5.000,00. Enquanto isso, a Technos passou a desenvolver relógios inteligentes por um custo mais acessível.
A grife esportiva Mormaii, que pertence ao grupo Technos, tem um relógio inteligente que está sendo vendido por R$ 699,00. Pulseiras fitness mais baratas também estão incluídas nesse projeto, remetendo às pulseiras coloridas que foi no passado uma excelente solução.
Isso parece estar dando certo. No segundo trimestre de 2021 a receita líquida da Technos foi de 76,5 milhões de reais, o que representa um aumento de quase 330% em relação ao mesmo período do ano anterior.