Sony terá um carro elétrico equipado com Playstation 5

O sistema de entretenimento de bordo é outro destaque do Vision-S, com sistema de som imersivo que cria "bolhas" em volta da cabeça dos quatro ocupantes, e a incrível possibilidade de jogar Playstation 5 nas telas do EV, aproveitando o potencial de suas telas de alta resolução e contraste. A conexão será feita via nuvem, ou seja, o PS5 fica em casa e a jogatina ocorre de modo semelhante ao Google Stadia e GeForce NOW, graças à compatibilidade do veículo com a rede 5G.
Publicado em Auto dia 7/04/2021 por Alan Corrêa

A marca japonesa Sony, famosa por seus produtos eletrônicos e pelos consoles PlayStation, irá estrear no mundo dos EVs com um novo modelo de carro elétrico, o cupê Sony Vision-S.

O veículo está sendo criado em parceria com a austríaca Magna International, e já roda em testes nas vias públicas da Áustria.

Sony Vision-S

O Vision-S foi mostrado pela primeira vez na edição de 2020 da feira internacional de tecnologia de Las Vegas, a CES. O modelo tem 4,9 m de comprimento, 1,5 m de altura e 1,9 m de largura, com entre-eixos de 3,0 m e pesando 2.350 kg, e ainda vem com rodas grandes, de aro 21.

Equipado com dois motores (um para cada eixo) de até 200 kW cada, totalizando 536 cv de potência, o Vision-S vai de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos, com velocidade máxima de 240 km/h.

O grande destaque estético do novo EV é o teto solar unido ao para-brisa, criando uma peça inteiriça de vidro que vai até o porta-malas e que, com exceção das barras estruturais, cria junto às janelas uma redoma de vidro ao redor dos ocupantes.

O Vision-S está carregado de tecnologias, a Sony colocou nada menos que 40 sensores, entre câmeras, radares e LiDAR. Para ser mais exato, são 18 câmeras, 18 radares e quatro LIDARs, que escaneiam o ambiente em 3D, via laser. Inicialmente, tudo isso servirá apenas para funções mais comuns, como estacionamento automático, auxílio de mudança de faixa e frenagem de emergência. Mas que já garantem a operação da direção semiautônoma de nível 2+ (previsto para se tornar autônomo no futuro).

Outros destaques do pacote tecnológico do modelo são os retrovisores digitais (com câmeras no lugar dos espelhos) e um sistema avançado de reconhecimento de voz que trabalha em conjunto com uma câmera para fazer a leitura labial do motorista.

No interior do Vision-S, todo seu painel dianteiro é composto por displays, que se dividem em central multimídia e controles, ao meio, e uma espécie de tablet embutido sobre o porta-luvas. Nas extremidades, telas independentes exibem imagens dos retrovisores.

Os ocupantes traseiros também terão disponíveis duas telas de 10,1 polegadas. Todos os visores trazem tecnologias como HDR e alto brilho para permitir uma visão plena, independente da luminosidade externa.

O sistema de entretenimento de bordo é outro destaque do Vision-S, com sistema de som imersivo que cria “bolhas” em volta da cabeça dos quatro ocupantes, e a incrível possibilidade de jogar Playstation 5 nas telas do EV, aproveitando o potencial de suas telas de alta resolução e contraste. A conexão será feita via nuvem, ou seja, o PS5 fica em casa e a jogatina ocorre de modo semelhante ao Google Stadia e GeForce NOW, graças à compatibilidade do veículo com a rede 5G.

Por fim, a Sony ainda não tem previsão de quando o Vision-S chegará aos consumidores. O modelo será fabricado na mesma fábrica responsável atualmente pela produção de carros como o Mercedes-Benz Classe G, o esportivo BMW Z4 e o elétrico Jaguar I-Pace, localizado na Áustria.