SpaceX de Elon Musk da mais um passo na exploração do turismo espacial

Você que é fã do Elon Musk e de suas “loucuras” certamente vai gostar de saber que uma missão da SpaceX obteve sucesso e pousou depois de estar no espaço por 3 dias. Esse é o mais novo marco no “turismo espacial”. Trata-se de uma cápsula – a primeira com tripulação apenas de civis – que orbitou a Terra durante três dias e que aterrissou com sucesso no Oceano Atlântico. Com isso, Musk está na dianteira pela “corrida” para turismo no espaço.
Publicado em Ciência dia 20/09/2021 por Alan Corrêa

Você que é fã do Elon Musk e de suas “loucuras” certamente vai gostar de saber que uma missão da SpaceX obteve sucesso e pousou depois de estar no espaço por 3 dias. Esse é o mais novo marco no “turismo espacial”.

Trata-se de uma cápsula – a primeira com tripulação apenas de civis – que orbitou a Terra durante três dias e que aterrissou com sucesso no Oceano Atlântico. Com isso, Musk está na dianteira pela “corrida” para turismo no espaço.

Um turismo bastante exclusivo

Viajar no espaço é, certamente, o sonho infantil de muita gente. Alguns até conseguem realizar esse sonho, mas depois de longos anos de estudo, dedicação e trabalho, são os astronautas. Mas essa profissão não é para todos, é preciso reunir uma série de condições para chegar lá.

Agora, entretanto, você não precisa mais ser astronauta para viajar ao espaço. Qualquer civil pode fazer isso, desde que tenha bastante dinheiro. Mas já é um primeiro passo para colocar isso ao alcance de todos. Com as viagens aéreas também foi assim no começo só os ricos podiam voar, hoje qualquer pessoa consegue.

Projeto bem sucedido de Elon Musk

Mas se hoje é possível que civis – e apenas civis – viagem para o espaço, deve-se à genialidade, com uma pitadinha de loucura, de Elon Musk. Criador da Dragon, nave que levou uma tripulação civil para a órbita da terra, onde permaneceu por 3 dias.

A “missão”, batizada de Inspiration4, foi um sucesso, e no último dia 18, sábado, pousou no Oceano Atlântico sem dificuldades. A cápsula alcançou uma velocidade de mais de 27 mil km/h, cerca de 22 vezes a velocidade do som, suficiente para dar uma volta na Terra em apenas 90 minutos.

Um pouso perfeito

Depois de orbitar a Terra durante esses três dias, numa velocidade incrível, a cápsula interrompeu. Logo que isso aconteceu, ela se livrou do “porta-malas” acoplado à cabine da tripulação e, em seguida, girou 180 graus, inclinando-se para a rota da Terra, iniciou seu curso e entrou na atmosfera terrestre.

Depois de atravessar a atmosfera, a cápsula teve seus 4 paraquedas abertos, o que serviu de amparo para sua decida até o Oceano Atlântico, na costa da Flórida, com total segurança. Minutos depois a cápsula foi levada para uma plataforma marítima e suas portas abertas para a saída dos 4 tripulantes.

Uma experiência inesquecível

Com certeza uma experiência inesquecível para a tripulação. Afinal, não é todo dia que se vai para o espaço. Logo que saíram da cápsula, os viajantes espaciais foram conduzidos para uma série de exames na própria plataforma.

Segundo foi informado, a viagem Ispiration4 conseguiu arrecadar US$ 157 milhões. O dinheiro será doado para um hospital pediátrico que atua no tratamento de câncer, nos Estados Unidos.

Um marco no turismo espacial

Claro que esse feito torna-se um marco na história do turismo espacial. Em primeiro lugar, pelo fato de que não tinha nenhum astronauta na tripulação, que era formada apenas por civis, fato que aconteceu pela primeira vez na história da humanidade tal como a conhecemos.

Mas não é só isso que faz do Inspiration4 um marco. Essa viagem levou os seres humanos a chegarem o mais longe desde o programa Apollo que levou o homem à lua, e que foi encerrado na década de 70.