Tecnologia por inteligência artificial evita desperdício e reduz preços de supermercado

Essas etiquetas, além de proporcionarem os reajustes de forma automática, elas também são responsáveis por avisar quando o estoque de comida estiver acabando, assim, será mais fácil saber quando repor o produto.
Publicado em Notícias dia 12/05/2021 por Alan Corrêa

Agora existe um novo sistema de inteligência artificial chamado Wasteless, que visa calcular os valores dos produtos de acordo com o seu vencimento, assim, é possível evitar que os alimentos sejam desperdiçados. Com isso, os consumidores e os que oferecem o produto, não saem perdendo.

A nova tecnologia será testada em algumas lojas específicas na Polônia, e com os resultados, poderá ser ampliada para diversos outros países. Essa é uma solução sustentável que agrada a ambos os lados, agora só falta pôr na prática.

Com o aumento da tecnologia, podemos observar tudo ficando de modo mais digital, com o intuito de facilitar a vida de toda a população. Vamos conhecer um pouco mais de detalhes sobre essa inovação que já está prometendo sucesso.

Primeiramente, o que é IA – Inteligência Artificial?

Com o aumento da tecnologia, podemos observar tudo ficando de modo mais digital
Com o aumento da tecnologia, podemos observar tudo ficando de modo mais digital

A inteligência artificial, é dada como um novo avanço tecnológico, que se dá por meio de sistemas que funcionam basicamente como uma simulação, tentando “imitar” a inteligência humana em alguns aspectos, e isso acaba nos favorecendo em diversas situações.

Basicamente para você entender, essa inteligência artificial acaba dando ao sistema a autonomia e capacidade de tomar uma decisão baseada em alguns dados digitais. Elas podem mudar um canal apenas com o som da sua voz que será projetado, aumentar e diminuir um volume, desligar e ligar algum eletrônico entre muitas outras áreas e funções.

O sistema então pode aprender aos poucos comando que lhe são determinados. Ela está presente em todos os lugares, computação, banco de dados, assistentes virtuais, sites, robôs, entre inúmeros outros aspectos.

Conheça o embasamento de uma IA

Como falamos acima, a IA precisa de umas pré-programações para funcionar, então ela será um sistema aprendido, que estará em constante aprendizado por meio de verbalizações, e estímulos externos de outras ferramentas tecnológicas, vamos conhecer alguns tipos.

Primeiro iremos falar sobre a machine learning, que é a capacidade daquele sistema de conseguir aprender em relação a um conteúdo, por meio de alguns dados que vem chegando pra ele. Alguns dos exemplos clássicos desse tipo, são as plataformas de streaming de vídeo como a Netflix e a Amazon, que reconhecem informações que você seleciona de tipos de filmes, séries e gostos, e assim te indicam o que melhor vai te agradar.

Partindo para outra visão, iremos falar sobre o processamento de uma linguagem natural, que se dá por meio de técnicas de machine learning, onde serão encontrados novos recursos de dados, afim de reconhecer uma naturalidade naquilo. Um exemplo disso, é a tecnologia por meio de análises de sentimento, que a carinha que você escolhe consegue ter a capacidade de transmitir o que você está sentindo em relação aquele conteúdo de uma rede social por exemplo.

Um terceiro conteúdo de IA muito interessante é o Deep Learning, que por sua vez, é um sistema que aprende a reconhecer inteligências do cérebro humano, utilizando fatores complexos para formar uma ação. Os mesmos podem apresentar um tipo de defesa conta ataques, de forma totalmente independente.

Como irá funcionar a tecnologia Wasteless?

Uma rede de supermercados vai experimentar um sistema que utiliza inteligência artificial
Uma rede de supermercados vai experimentar um sistema que utiliza inteligência artificial

A nova tecnologia que irá calcular os preços de supermercado por meio de inteligência artificial, está com tudo para começar a colocar os testes na prática. A wateless, funciona como uma espécie de etiqueta virtual, que visa reduzir os valores dos produtos.

O ajuste desses preços será de forma automatizada, ou seja, quando o produto estiver para vencer, ele vai ficar mais barato, evitando grandes desperdícios e estimulando o consumidor a adquirir esse alimento no mercado.

Essas etiquetas, além de proporcionarem os reajustes de forma automática, elas também são responsáveis por avisar quando o estoque de comida estiver acabando, assim, será mais fácil saber quando repor o produto.

A tecnologia será testada no supermercado Metro, em algumas lojas selecionadas na Polônia, tendo a ideia de evitar que os alimentos ou produtos possam ser descartados, e também faz com que o consumidor opte pela opção que mais está em conta, e o resultado disso, também ajudará muito ao nosso meio ambiente. Com esses processos, foi possível observar uma redução desses desperdícios em até 40%, mas na verdade essa meta é dobrar com o tempo.