Games

The Last of Us tem história que prende os jogadores

Você já jogou The Last of Us? O jogo eletrônico de sobrevivência vem conquistando mais e mais pessoas ao longo dos anos, e hoje pode ser considerado um dos melhores da última década. A história de Joel, um homem encarregado de proteger uma adolescente em meio a um cenário pós apocalíptico nos Estados Unidos, atraiu muitos jogadores.
Publicado em Games dia 1/08/2022 por Alan Corrêa

Você já jogou The Last of Us? O jogo eletrônico de sobrevivência vem conquistando mais e mais pessoas ao longo dos anos, e hoje pode ser considerado um dos melhores da última década.

A história de Joel, um homem encarregado de proteger uma adolescente em meio a um cenário pós apocalíptico nos Estados Unidos, atraiu muitos jogadores. Este game está na nossa lista de melhores jogos.

Sobre o jogo

O desenvolvimento do jogo começou no ano de 2009, logo após o lançamento de Uncharted 2, o antigo título da Naughty Dog, empresa responsável por The Last of Us. O anúncio de seu lançamento se deu em 2011, gerando muitas expectativas tanto nos fãs da equipe de produção da Naughty quanto no público consumidor de games.

Para interpretar os personagens principais da aventura, a equipe de produção decidiu buscar os atores Troy Baker e Ashley Johnson para fazerem o papel de Joel e Ellie, respectivamente. Para isso, foi necessário a captura de movimentos de ambos e dublagem. A inteligência artificial foi um grande passo dado pelos produtores a fim de obterem melhores resultados com o produto final.

Já a trilha sonora foi composta pelo artista Gustavo Santaolalla, também indicado ao Grammy graças a este trabalho. Os efeitos sonoros foram produzidos para soarem suavemente, diferente de outros jogos de ação-aventura.

História

Uma pandemia após a mutação do fungo Cordyceps assola os Estados Unidos no ano de 2013, fazendo com que os humanos se tornem monstros canibais, os quais são chamados de infectados. Por sorte, Joel, o personagem principal da história, consegue fugir do caos causado pelo surto pandêmico e se esconde com seu irmão e sua filha, a qual acaba falecendo ao decorrer da história. Vinte anos depois , os sobreviventes conseguem espaço para se abrigarem em zonas de quarentena enquanto Joel tenta trabalhar como contrabandista em Boston.

Após se meter em uma enrascada com os Vaga-Lumes (uma milícia que se opõe às decisões das autoridades da zona de quarentena), Joel precisará cumprir um favor aos mesmos: trazer a menina Ellie, que se encontrava na quarentena. Porém antes de saírem, Ellie é submetida à uma análise onde chegam a conclusão de que a mesma já está infectada há cerca de três semanas, mas não apresentava nenhum sintoma anormal, aparentando ser imune ao fungo.

Depois de encontrarem a garota, os personagens descobrem que os integrantes do Vaga-Lume foram assassinados, e Joel se vê responsável por Ellie, acompanhado do fato de que a mesma pode ser a resposta para a cura da pandemia. A partir disso, os dois embarcam em uma aventura de sobrevivência pelas cidades infectadas dos Estados Unidos em busca de segurança.

Jogabilidade

O jogo pós-apocalíptico é tratado em terceira pessoa, onde os jogadores são responsáveis por controlar majoritariamente o personagem Joel, enquanto alguns outros podem ser controlados por um curto período de tempo. As estratégias de defesa dos personagens são baseadas em armas de fogo, armas improvisadas e furtividade destinadas a combater as figuras canibalísticas ex-humanas. Os ambientes podem variar entre florestas, cidades abandonadas, edifícios e até esgotos.

Conforme o desenvolvimento do personagem durante a partida, suas habilidades são melhorando, ou seja, quanto maior o desempenho do jogador durante o jogo, maiores serão as chances de sobrevivência do personagem. Além disso, a plataforma permite que novas armas sejam criadas a partir dos recursos recolhidos pelos personagens, como kits médicos e coquetéis Molotov.

O modo multijogador permite que até oito jogadores participem da partida. Os modos de jogo disponíveis são: Ataque de Suprimentos, Sobrevivência e Interrogação, sendo os dois primeiros mais radicais e sem opção de renascimento.

Popularidade

Aclamado pela crítica, o jogo acumula mais de 1,3 milhões de cópias vendidas pelo PlayStation 3 em sua primeira semana, e mais oito milhões quatorze meses depois. O sucesso do game se deve ao ótimo desenvolvimento da narrativa e caracterização dos personagens, além dos bons gráficos, característica que cativa os consumidores de jogos eletrônicos.

*Com informações da Playstation e Wikipédia.