Agora estações de trem e metrô tem venda de bilhete por meio de um QR Code, que pode ser impresso, ou se o cidadão tiver o app, ele pode ser utilizado de modo totalmente digital, sem a preocupação de ficar juntando os trocados.
Essa nova otimização, visa unificar a empresa, e assim você consegue utilizar as passagens nas catracas de metrô e trem, e além disso, o objetivo também é deixar para trás os antigos bilhetes por meio de cartões magnéticos.
Se você não tiver o Bilhete Único, é preciso comprar um bilhete da catraca de metrô e outro completamente diferente da CPTM. Com as vendas por meio do QR Code, será possível englobar ainda mais as duas empresas, de modo que todo esse processo seja mais unificado.
O novo sistema de compras de bilhete via QR Code, poderá funcionar de duas formas, por meio de um aplicativo, ou por uma impressão na hora que o bilhete for adquirido. Cada um pode comprar 4 deles de uma só vez, pois ele não tem vencimento, mas é recomendado que utilize a forma impressa em até 72 horas, para não desgastar a tinta do código. O valor da passagem continua o mesmo, sendo R$ 4,40.
Por meio do aplicativo, você consegue fazer a compra dos bilhetes através de um cartão de débito ou crédito, e diferente da versão impressa, você consegue comprar até 10 passagens de uma só vez. Você também tem a opção de baixar o código para usá-lo off-line, assim você não precisa se preocupar com conexões de internet.
O bilhete vai estar disponível nas maquinas automáticas, aceitando pagamento de débito e crédito, e também nos guichês diretamente com funcionários, porém o meio disponível para adquirir a passagem é apenas em dinheiro.
O aplicativo para a compras de bilhete nas estações de trem e metrô, se chama Top – aplicativo de mobilidade. Ele está disponível para as versões Android e iOS.
Para comprar bilhetes é muito fácil, basta clicar em “Comprar Bilhete”, selecionar a quantidade e depois a forma de pagamento. Além disso, você consegue consultar o se extrato de uso, e os lugares onde a ferramenta já está disponível.
É super vantajoso a utilização tanto em no físico quanto no virtual, assim você consegue fazer compras de modo rápido, sem se preocupar em pegar fila ou se tem aqueles trocados dentro da carteira.
Por enquanto, ainda existem algumas estações que estão nessa fase de transição para essas novas formas de pagamento e compras de bilhete por meio do QR Code. Podemos contar com pelo menos 183 dessas estações que já possuem a ferramenta instalada.
No app, você consegue visualizar onde utilizar o bilhete, assim aparecerá todas as linhas, como azul, verde, vermelha, amarela, rubi, lilás, diamante, esmeralda, turquesa, coral, safira, jade, e prata. Basicamente, quase todas estão disponíveis para essa nova forma.
Você também pode visualizar o mapa do Metrô e da CPTM, assim não restará dúvidas se aquela estação que você quer ir e não conhece direito, realmente está aceitando essa nova forma de pagamento.
*Com informações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, G1 e CPTM.