O Galaxy Z Flip é um celular com tela Full HD (2636 x 1080) de 6,7 polegadas que se dobra ao meio.
O novo aparelho da marca sul-coreana foi lançado em fevereiro de 2020 e veio para rivalizar com o novo Motorola Razr.
O Samsung Galaxy Z Flip oferece muitas funcionalidades inovadoras, ele é o segundo modelo da marca nessa categoria.
O primeiro smartphone dobrável anunciado pela Samsung foi o Galaxy Fold. Em seu comunicado oficial a empresa informa o seguinte: “O Galaxy Fold deu início à era dos dispositivos dobráveis. Agora, o Galaxy Z Flip está moldando essa era para uma nova década”.
A Samsung ainda sinaliza que irá deixar esse formato de tela grande e dobrável em favor do formato do Z Flip, com tela de tamanho convencional, porém dobrável.
“A chegada do Galaxy Z Flip ao Brasil reforça nosso compromisso de liderar a expansão do mercado de smartphones com telas dobráveis. O Galaxy Fold se consolidou como um sucesso local, e estamos bastante confiantes de que o Galaxy Z Flip seguirá este mesmo caminho. É um dispositivo inovador, conectado ao público que enxerga no smartphone uma ferramenta para refletir seu estilo, combinando design, praticidade e multifuncionalidade”, afirmou Renato Citrini, gerente sênior de produto da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil.
O Galaxy Z Flip tem a metade de câmeras do que o antecessor Galaxy Fold tem, são três câmeras, duas na traseira (de 12 megapixels cada, uma ultra-wide e uma de amplitude de captura comum) e uma na dianteira (de 10 megapixels), contra seis do Fold.
A câmera de 12 megapixels permite que o Samsung Galaxy Z Flip tire fotos com uma resolução de 4000×3000 pixels e grave vídeos em 4K com uma espantosa resolução de 3840×2160 pixels.
“A tela dobrável do Galaxy Z Flip proporciona uma série de benefícios aos usuários. Ao dobrar o smartphone, é possível, por exemplo, realizar atividades simultâneas, com uma tela sendo independente da outra. Este formato permite, também, que chamadas de vídeo ou gravações sejam realizadas sem a necessidade de segurar o dispositivo, deixando as mãos livres. É uma nova era de possibilidades”, encerrou Renato Citrini.
A memória interna é de 256 GB, sem a possibilidade de expansão, e a memória RAM é de 8 GB, que junta ao processador octa-core de velocidade máxima de 2,95 GHz, com sistema operacional Android 10 Samsung One UI 2.0.
A tela pode ser dividida em duas para que o usuário interaja com dois aplicativos simultaneamente, como o Facebook e o e-mail. Quando dobrado, o aparelho ainda exibe informações como data, hora e notificações. Para responder a mensagens de texto, é possível tocar na notificação e abrir a tela para escrever.
O Galaxy Z Flip conta com sensores de acelerômetro, barômetro, sensor de impressão digital, giroscópio, geo magnético, sensor de efeito hall, sensor de luz RGB e sensor de proximidade.
Dobrado o Z Flip tem 87.4 mm de altura, 73.6 mm de largura e 15.4 mm de profundidade, aberto ele fica com 167.3 mm x 73.6 mm x 7.2 mm, respectivamente e pesa 183 g.
O Galaxy Z Flip custa R$ 8.999,00 na loja oficial da Samsung, seu rival, o Motorola Razr, também tem preço sugerido de 9 mil reais no Brasil. O produto da Motorola também se dobra ao meio, mas se diferencia pela capacidade de bateria inferior ao do novo Galaxy, são 2.510 mAh contra 3.300 mAh, portanto o Z Flip se destaca por oferecer maior autonomia.