A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) inaugurou na sexta-feira (1º) um laboratório especializado na análise de “TV Box“, dispositivos utilizados para receber sinais de TV por assinatura de forma clandestina.
Este laboratório é resultado de um acordo estabelecido com a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA) com o propósito de examinar esses equipamentos. Essa iniciativa está inserida no plano de combate ao uso ilegal de decodificadores para TV por assinatura.
Em fevereiro deste ano, a Anatel definiu uma série de medidas destinadas a combater a distribuição não autorizada de conteúdo pago por meio desses dispositivos, bem como a implementação de ações para reduzir os riscos de segurança associados aos aparelhos piratas. As “TV Boxes” podem ser manipuladas por terceiros e utilizadas em ataques do tipo DDoS (Distributed Denial of Service, em inglês).
Nesses ataques, os hackers controlam esses dispositivos para acessar repetidamente um site ou aplicativo em um curto espaço de tempo. Devido ao grande número de acessos, os serviços ficam sobrecarregados, resultando em indisponibilidade, ou seja, os alvos desses ataques ficam inacessíveis. Adicionalmente, esses equipamentos podem ter acesso a informações sensíveis dos usuários, uma vez que estão conectados à rede Wi-Fi.