Hoje em dia está cada vez mais difícil e mais caro utilizar o transporte público no Brasil. Seja pela falta de uma infraestrutura adequada, seja pelo enorme volume de pessoas que o utilizam, gerando aglomeração, algo que há dois anos não era um problema, mas que hoje é um inimigo terrível.
Por isso, temos visto surgir diversas empresas que oferecem um transporte alternativo, privado, e que tem um custo-benefício muito satisfatório. Uma delas, provavelmente a mais famosa e bem sucedida, é a Uber. A seguir vamos conversar um pouco sobre ela e dar algumas dicas para você tirar o máximo de benefício.
A Uber Technologies Inc. é uma empresa multinacional de origem norte-americana especializada na prestação de serviço de transporte urbano privado, e seus serviços podem ser contratados a partir do seu celular.
O aplicativo funciona com base na localização do celular do passageiro e do motorista. Quando alguém solicita uma corrida o sistema compara as duas localizações e apresenta a solicitação para dos motoristas da região. O primeiro que aceitar faz a viagem.
A Uber foi fundada em 2009 por Garrett Camp e Travis Kalanick, em São Francisco, Califórnia. A proposta inicial era oferecer um serviço de táxi de luxo, com carros mais caros como o Mercedes S550. Tornou-se, assim, a pioneira do e-hailing.
Entre 2010 e 2011 a empresa recebeu mais de 50 milhões de dólares em investimentos, um sucesso bastante rápido. No ano seguinte, 2012, expandiu sua atuação para a capital inglesa, Londres. Também começou alguns testes em Chicago.
Ainda em 2012, passou a oferecer o serviço de táxi aéreo entre Nova Iorque e Hamptons. Em 2015 a empresa recebeu um novo investimento, dessa vez de foram mais de 50 bilhões de dólares.
Mas esse investimento valeu a pena, em 2019 a Uber seria avaliada em 120 bilhões de dólares. No dia 9 de maio desse ano abriu capital e começou vender suas ações na Bolsa de Valores de Nova Iorque.
A ideia é bastante simples, na verdade, mas é igualmente genial. O aplicativo conecta motoristas e passageiros, serve como um intermediário entre eles. O pagamento é feito através da plataforma, de forma que o motorista não recebe direto do passageiro, mas diretamente na sua conta.
Isso permite que as operações sejam muito mais seguras, sem falar que não há necessidade de ficar circulando com grandes somas de dinheiro, como acontece com os tradicionais táxis. Melhor também para o passageiro que pode pagar com cartão de crédito ou débito e não fica a mercê de ter dinheiro em espécie na carteira.
Mas isso não é tudo. A formação do preço leva em consideração diversas variantes, como a região, o trajeto, o tempo estimado da viagem, o horário e algumas outras ainda. Com isso, quem paga sai no lucro, pois o valor é mais equilibrado e coerente de acordo com cada situação.
Essa alocação mais inteligente feita pelo aplicativo da Uber é um dos fatores de maior receita para a empresa. Além disso, há uma enorme contribuição para o Meio Ambiente, pois que a otimização dos veículos é muito maior.
O termo e-hailing nada mais é do que a contratação de um serviço de transporte privado por meio de um sistema eletrônico ou digital. Diferente das ligações telefônicas ou de ficar à espera de um táxi na rua. A evolução digital acabou impondo essa situação, que traz muitos benefícios.
Uma das facilidades, como já mencionamos acima, é a facilidade das formas de pagamento. O usuário, ou passageiro, pode utilizar cartões de crédito e débito para fazer o pagamento. Assim, nem o passageiro nem o motorista precisam circular com dinheiro em espécie, o que proporciona mais segurança para ambos.
Além disso, a definição do valor da corrida e as transações financeiras acontecem com um intermediário, o que garante maior transparência e equilíbrio nesta relação de consumo.
O sistema também é muito mais seguro do ponto de vista do deslocamento. Antigamente, o motorista de táxi sabia de cor todo o mapa de sua cidade, e escolhia o caminho que acha melhor (ou mais longo…). Agora não é mais assim, pois o sistema traça o caminho para o motorista seguir, e o passageiro tem acesso a ele na palma da mão.
Agora que você já conhece um pouco da história e de como é o funcionamento do sistema da Uber, vamos te ajudar a baixar e instalar o aplicativo, que está disponível tanto para Android quanto par iOS.
Você entra na loja virtual do seu aparelho, que será a Google Play ou App Store, e digita “Uber” no campo de busca. Como a empresa tem diversos serviços, podem aparecer vários aplicativos distintos. Por isso estamos deixando o link para facilitar sua vida. Depois só precisa seguir cada passo do processo de instalação, bem simples e rápido.
O próximo passo será você criar uma conta na Uber, oque é muito simples e não tem custo nenhum. Vamos fazer um passo a passo que vai simplificar bastante:
Pronto! Agora você já pode usar o serviço de transporte privado da Uber.
Depois de realizar o processo explicado acima, você já estará apto para solicitar viagens com a Uber. Para isso, abra o aplicativo – lembre-se de ativar o GPS – e toque no campo “Para onde?” que fica bem no centro da tela.
Uma nova janela será aberta e o campo superior já vai estar preenchido com “Localização atual”. Logo abaixo vai estar o campo onde você deve digitar o endereço do seu destino, ou seja, para onde quer que o Uber te leve.
Em seguida vão aparecer as opções de diversas categorias – vamos falar delas já já – e os respectivos preços e horários. Escolha o que for melhor pra você e confirme. O sistema vai começar a procurar um motorista em sua região.
Fique atento, depois dessa busca o sistema vai indicar o nome do motorista, modelo, cor e a placa do veículo. Caso aparece um outro veículo diferente do que foi informado pelo sistema, recuse a viagem e reporte o ocorrido na plataforma assim que possível.
Outro diferencial das empresas de transporte privado em relação ao táxi é que você pode escolher a categoria do veículo que deseja utilizar. Por isso, a Uber conta com diferentes tipos de categorias, e de preços, para se adequar às suas necessidades. As categorias são: UberX, Comfort, Flash, Black, UberBAG e Black BAG.
A categoria UberX é a mais popular, e a mais barata, e você será atendido de forma privada – não vai ter que dividir a viagem com mais ninguém ao longo do caminho – e poderá ir com até 3 pessoas.
A categoria Flash é parecida com a categoria UberX, mas focada em levar objetos pessoais para outros lugares ou pessoas. O preço é praticamente o mesmo da categoria acima mencionada.
Já na categoria Comfort, você vai ter uma experiência melhor, com carros mais confortáveis e espaçosos utilizados no seu serviço de translado. Mas isso terá um aumento no valor da viagem. Depende de você saber o que compensa mais. Nessa categoria também não haverá compartilhamento durante a viagem e poderão ir até 3 pessoas.
Depois temos a categoria Black, onde você vai ser conduzido a bordo de um veículo mais sofisticado, como por exemplo Mercedes GLA-Class, Mitsubishi ASX, Nissan Sentra, Renault Fluence, Toyotta Corolla, VW Passat, Audi A3, entre outros. A lista completa pode ser consultada aqui.
As categorias UberBAG e Black BAG são, respectivamente, as mesmas UberX e Black mencionadas acima, mas com uma capacidade de bagageiro muito maior. Assim, se você precisa ir ao aeroporto, por exemplo, e tem muitas malas, essas duas categorias vão te atender muito bem.
Agora que você já sabe como solicitar uma viagem com a Uber e qual a categoria que melhor atenda suas necessidades, é hora de ver algumas dicas de segurança que vão te ajudar bastante no uso deste serviço.
Uma das melhores ferramentas dentro da plataforma da Uber é que você pode compartilhar a sua rota, em tempo real, com qualquer contato que desejar, basta que esse contato também tenha o aplicativo da Uber no celular.
Assim, enquanto o motorista do aplicativo te conduz, uma pessoa de conforto de sua casa poderá acompanhar a evolução do deslocamento no mapa do aplicativo em tempo real. Com isso, qualquer possível tentativa de crime fica muito mais inibida, pois tem gente acompanhando o andamento da viagem simultaneamente.
Outra grande vantagem deste serviço é a qualidade dos motoristas. Além de utilizar um critério rígido de seleção dos seus colaboradores, a Uber ainda mantém uma política de avaliação feita pelos passageiros a cada corrida e que faz o prestador de serviço se manter “na estica” como diriam os antigos.