Carro elétrico é uma maravilha da tecnologia, um dos produtos mais sonhados pela humanidade, um veículo que não precisa de combustíveis fósseis e que não agride a natureza – pelo menos não tanto quanto aqueles movidos a combustão.
Mas muita gente se esquece que o carro elétrico precisa de uma bateria para funcionar. E assim como outros dispositivos, como os aparelhos celular, essas baterias têm uma vida útil relativamente curta. Isso pode ter sido corrigido pela Toyota.
Parece estranho, mas já podemos falar em carros elétricos “antigos”, alguns deles com vários anos de funcionamento. Esses primeiros veículos movidos a eletricidade tinham uma bateria com capacidade bastante limitada. Toda nova tecnologia tem suas limitações, é natural.
Mas além disso, com o tempo de uso essas baterias foram perdendo a capacidade d reter a carga – o que também é natural – e deixaram a autonomia desses veículos ainda mais reduzida. Esse é um segundo problema para os proprietários desses veículos.
Isso não é tudo. Trocar a bateria de um celular ou dispositivo semelhante é relativamente fácil e barato. Mas o mesmo não se pode dizer das baterias dos carros elétricos, mormente esses antigos.
Todo mundo sabe que as baterias têm uma vida útil, e quem compra um dispositivo novo já sabe que em algum momento vai ter que enfrentar esse problema. Com os carros elétricos isso não é diferente.
O grande problema é que para trocar a bateria de um carro movido a eletricidade o valor é exorbitante, muitas vezes chega a ser mais da metade do valor do veículo, o que torna sua aquisição inviável, ou pelo menos podemos dizer que não tem um bom custo/benefício.
A média das baterias de veículos elétricos hoje em dia chega aos 8 anos com capacidade de reter apenas 80% da energia. Considerando que a autonomia de um veículo elétrico é de 400 km, por exemplo, essa autonomia cairia para um limite máximo 320 km, mas poderia ser bem menos.
Claro que muita gente troca de carro com uma frequência bem maior do que esses 8 anos, mas mesmo assim o veículo perderia muito mais valor na hora da revenda. E trocar a bateria por uma nova não compensaria neste cenário.
Mas se isso ainda é um problema hoje, pode ser que para o dia de amanhã já exista uma solução, e ela está sendo apresentada pela Toyota. O novo Toyota EV, construído sob o conceito bZ4X, já terá uma renovação nesse sentido.
Se o que a Toyota afirma é verdade – e provavelmente é mesmo – o modelo terá uma bateria capaz de reter 90% da carga original mesmo depois de 10 anos de uso. A diferença em relação às outras baterias parece pequena, mas na verdade é muito grande. Isso representaria uma revolução incrível.
Supondo que este veículo tivesse os mesmos 400 km de autonomia quando novo, depois de 10 anos de uso teria pelo menos 360 km. Isso dobraria seu valor de mercado na hora revenda, pois nunca seria preciso trocar sua bateria. O fim da vida do veículo provavelmente chegaria antes disso.
Muita gente ainda pensa que o carro elétrico é algo do futuro, mas não entendeu ainda que o futuro já está aqui. Se essa tecnologia vingar, como parece ser o caso, e breve as pessoas estarão comprando veículos elétricos seminovos, e as ruas estarão cheias de carro movidos a eletricidade.