Uma ideia para restaurar a biodiversidade da Terra

O ser humano realmente pode ser extraordinário quando utiliza sua inteligência para o bem da comunidade. Se bem é verdade que alguns de nós façam de tudo para destruir o planeta no qual vivemos, é certo que alguns espíritos altruístas dedicam suas vidas para conservar o meio ambiente.

Ciência
1 semana atrás
Uma ideia para restaurar a biodiversidade da Terra

Uma dessas pessoas generosas é a ambientalistas Susan Graham, que ao invés de ficar apenas criticando as atitudes alheias e chamando a atenção dos holofotes, trabalha para desenvolver uma tecnologia para recuperar ou restaurar ecossistemas inteiros. Conheça um pouco desse maravilhoso trabalho.

Restauração de ecossistemas

Segundo Susan Graham, a restauração de ecossistemas envolve mais do que o plantio de árvores. Com uma equipe treinada em ecologia, ela combina a tecnologia de drones com Inteligência Artificial para restaurar terras degradadas e ecossistemas complexos e ricos em biodiversidade, seja em uma pequena ilha ou em um continente inteiro.

O que os seres humanos têm feito com o planeta?

Todos os anos os seres humanos transformam de alguma maneira cerca de 10 milhões de hectares de terra, e nem sempre para melhor. Nesse momento, existem mais de 2 bilhões de hectares de terra degradada pelo mundo. É preciso resolver esse problema rapidamente, e a tecnologia pode ajudar.

Uma ideia para restaurar a biodiversidade da Terra
Uma ideia para restaurar a biodiversidade da Terra

O desafio da restauração

A restauração de terras é um desafio enorme e complexo. Não pode ser feito apenas com o plantio de árvores. Faz-se necessário restaurar ecossistemas nativos e complexos, e isso requer profundo conhecimento ecológico.

Até agora, estávamos limitados a reproduções ruins, como vastas plantações de um único tipo de árvore. Mas os drones mudam tudo, permitindo-nos coletar dados e plantar rapidamente a combinação certe de vegetação, em grande escala.

Os drones podem mudar tudo

A análise do aprendizado de máquina nos permite planejar o plantio e monitorar nosso trabalho de restauração. E os drones desempenham papel fundamental nessa nova era de tecnologia empregada na ecologia.

O exemplo da Austrália

Por exemplo, na Austrália, estavam usando o plantio baseado em drones e Inteligência Artificial aprimorada em ecologia para restaurar milhares de hectares de terras exploradas por causa do carvão, não apenas plantando árvores, mas trazendo de volta ecossistemas complexos e ricos em biodiversidade.

Em uma escala maior, florestas da Austrália foram destruídas por incêndios florestais catastróficos e derrubadas de árvores para agricultura. Isso significa menos fonte de alimento e habitats seguros para os coalas.

Uma ideia para restaurar a biodiversidade da Terra
Uma ideia para restaurar a biodiversidade da Terra

Um novo projeto baseado na tecnologia

Um novo projeto permitiria acelerar a restauração de milhares de hectares de florestas de coalas ao longo dos próximos anos. Com a combinação dessas tecnologias, é possível ampliar a restauração, seja de uma pequena ilha ou a de um continente inteiro.

Pode-se devolver as florestas à terra onde antes ficava uma mina, ou recriar ecossistemas, como aquele que se espera restaurar na Ilha de Lord Howe, berço de um dos maiores insetos do mundo.

Essa ilha especial é atormentada por espécies importadas. Foram erradicadas plantas indesejáveis para permitir que espécies nativas prosperem. Não se trata apenas de plantar bilhões de árvores. Trata-se de restaurar a natureza em toda a sua complexidade e beleza.

Esse é, com certeza, um grande e desafiador trabalho, que merece todo nosso respeito e nossa admiração.

Uma ideia para restaurar a biodiversidade da Terra
Uma ideia para restaurar a biodiversidade da Terra

Techdoido

A tecnologia faz parte da nossa vida, e o Techdoido traz as novidades e dicas sobre elas para você neste blog.

Vamos Bater um Papo?