Neste sábado (1º), Elon Musk, proprietário do Twitter, anunciou que os usuários da plataforma terão um limite diário de leitura. A medida é considerada temporária e foi implementada para combater a extração excessiva de dados e manipulação do sistema, de acordo com uma postagem feita por Musk em sua própria conta na rede social.
A partir de agora, as contas verificadas, identificadas pelo selo azul, terão um limite de leitura de 6 mil publicações por dia. Já as contas não verificadas terão um limite de 600 posts por dia, enquanto as novas contas não verificadas terão um limite ainda menor, de 300 publicações diárias.
No entanto, apenas duas horas após o anúncio, Musk declarou que os limites serão aumentados “em breve”. As contas verificadas poderão acessar até 8 mil publicações diárias, enquanto as não verificadas terão um limite de 800, e as novas contas não verificadas poderão ler até 400 publicações por dia.
Essas mudanças geraram grande repercussão e se tornaram um dos assuntos mais comentados na plataforma durante a tarde. Muitos usuários expressaram sua insatisfação com as restrições e afirmaram que procurarão outras redes sociais. Vários relatos indicaram que atingiram o limite imposto e receberam uma mensagem informando que não poderiam mais acessar as publicações.
*Com informações do Fusne e Agência Brasil.