Vale a pena comprar uma Air Fryer?

Com novos eletrodomésticos por aí, muitas pessoas ficam em dúvida de comprar e o mesmo não ser tão eficiente quanto promete, mas esse não é o caso da Air Fryer, a fritadeira elétrica já que ela disparou em vendas, principalmente nesses tempos de pandemia.

Casa
Publicado em 7/04/2021 por Alan Corrêa
Vale a pena comprar uma Air Fryer?

Com novas tecnologias, está sendo possível inventar e reinventar produtos que trazem mais praticidade no dia a dia de todos. Já imaginou colocar seu alimento ali e não se preocupar do fogo está muito alto ou algo do tipo? Essa realidade existe!

A Air Fryer traz diversas praticidades, uma de suas características é que ela consegue fritar um alimento sem óleo, deixando a sua refeição um pouquinho mais saudável. Vamos conhecer um pouco mais de suas especialidades e como ela funciona.

A panela que frita sem óleo

Air Fryer
Air Fryer

Como falamos acima, a Air Fryer é um eletrodoméstico, que consegue gratinar e fritar alimentos sem o óleo, além dela otimizar tempo e temperatura, se você tem uma dessa, não precisa ficar limpando o fogão sujo de óleo.

Ela pode ser utilizada para alimentos fritos, assados, gratinados, massas e até mesmo sobremesas, pois quando se trata de diversificações na hora de fazer os alimentos, ela acaba saindo na frente com grande qualidade e otimização.

Geralmente é selecionado alguma temperatura que varia de acordo com os alimentos e se estão congelados ou não, o funcionamento é bem simples e a comida fica pronta em alguns minutos, nesse momento, já dá tempo de você preparar os outros alimentos.

Como isso é possível?

Uma fritadeira sem óleo, AirFryer ou air fryer é um eletrodoméstico usado para fritar alimentos. É tão eficaz quanto uma fritadeira tradicional que usa óleo, mas não utiliza a imersão em gorduras para a cocção dos alimentos - Foto: Djsgmnd / Wikimedia
Uma fritadeira sem óleo, AirFryer ou air fryer é um eletrodoméstico usado para fritar alimentos. É tão eficaz quanto uma fritadeira tradicional que usa óleo, mas não utiliza a imersão em gorduras para a cocção dos alimentos – Foto: Djsgmnd / Wikimedia

A Air Fryer possui uma cestinha onde os alimentos desejados, são colocados. Quando você encaixa essa cesta dentro da “panela”, fica sobrando um espaço em baixo, que é onde o ar aquecido será empurrado por uma hélice, e esse mecanismo faz com que o alimento seja frito.

Então está se mantém aquecida por dentro, e isso acaba transparecendo pra fora também, tanto que se você encostar na parte externa dela, perceberá que ela está numa temperatura mais elevada, você não irá se queimar, mas sentirá o calor.

Agora, existe um tipo de Air Fryer que contém algumas grades, onde você pode colocar alguns alimentos para gratinar ou desempenhar a mesma função, então aquela linguiça, carne ou frango, lembrará o aspecto de um churrasco.

Como utilizar a Air Fryer?

A fritadeira sem óleo permite fritar, grelhar e assar utilizando ar quente em alta velocidade, chegando em média a 200ºC, como se fosse um miniforno de convecção, mas que acaba por ser mais rápido e prático nos preparos do dia-a-dia. Pelos seus resultados semelhantes aos de alimentos fritos utilizando óleo este eletrodoméstico tem ganho diversos modelos, tamanhos, e é oferecido pelas mais variadas marcas e empresas - Foto: Samay9211 / Wikimedia
A fritadeira sem óleo permite fritar, grelhar e assar utilizando ar quente em alta velocidade, chegando em média a 200ºC, como se fosse um miniforno de convecção, mas que acaba por ser mais rápido e prático nos preparos do dia-a-dia. Pelos seus resultados semelhantes aos de alimentos fritos utilizando óleo este eletrodoméstico tem ganho diversos modelos, tamanhos, e é oferecido pelas mais variadas marcas e empresas – Foto: Samay9211 / Wikimedia

O funcionamento dela é bem simples e tranquilo, claro qu algus botões podem variar de marca pra marca, mas geralmente, tem um rotativo bem ao meio para ajustar o tempo, e um logo ao lado ou abaixo para escolher a temperatura.

Em algumas, vem sugestões de temperatura, alimento e tempo, como por exemplo: Batata, 10-15 min com 180°. Então é só ajustar e deixar a comida ali, quando o tempo acabar, ele manda um aviso através de um som e para de aquecer automaticamente.

Alguns botões podem variar de acordo com a marca como falamos acima, mas a princípio, independente de qual você escolher, a mecânica de funcionamento é a mesma, ajustando tempo e temperatura, a maior parte dos fritos ficam em calor alto por uns 15 minutos.

Qual comprar?

A fritadeira elétrica pode variar de tamanho, se você tem uma família grande que mora com você, pode optar por tamanhos maiores como de 5 litros, ou se for apenas um casal ou só você, pode optar por uma de 3 ou 4 litros, isso varia de acordo com as suas especificações.

Geralmente é sempre importante comprar de marcas conhecidas, como da Mondial, Philco, Philips entre outras, assim você compra um eletrodoméstico de qualidade sem precisar ficar se preocupando em acontecer algum defeito.

Os preços geralmente variam entre R$ 250 reais a R$ 1.100, tudo depende do tamanho, marca, potências e outras especificações escolhidas. Mas agora a pergunta principal “Vale a pena?” Sim! Apesar do preço assustar um pouco de início, você garante uma de marca boa, com qualidade, otimização e durabilidade.

Techdoido

A tecnologia faz parte da nossa vida, e o Techdoido traz as novidades e dicas sobre elas para você neste blog.

Vamos Bater um Papo?