O Google Pay, é uma das formas mais novas de efetuar um pagamento através do seu smartphone, ou seja, basta os usuários do Android, aproximarem o seu aparelho em uma maquininha e pronto! Sua transação foi realizada com sucesso!
Agora, podemos dizer que a nossa carteira é virtual ao invés de física, pois com o seu smartphone, você consegue por meio dos apps, cadastrar documentos como RG, CNH, título de eleitor, registro de veículos entre outros, e também consegue efetuar pagamentos de modo mais prático e rápido.
As formas de pagamento estão cada vez mais tecnológicas. Nos últimos tempos, podemos nos identificar com novos recursos, como pagar por aproximação sem a necessidade de ter que digitar a senha, transferir um valor por meio do Pix, e agora temos uma nova forma por aí, o Google Pay.
As empresas estão cada vez mais trabalhando para facilitar o dia a dia das pessoas. Portanto, as novas ferramentas estão aí de modo seguro e prático, onde qualquer um pode ter o acesso. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse recurso.
Esse novo recurso funciona basicamente como uma carteira digital, onde você consegue efetuar as suas compras, tanto em um estabelecimento físico quanto virtual, ou seja, lojas onlines.
O aplicativo da Google Pay está disponível na Play Store do sistema Android, portanto, para utilizá-lo você precisa vincular a sua conta com o cartão de débito ou crédito por meio do app do seu banco ou instituição financeira, pois ele funcionará por meio dessa intermediação.
Você consegue adicionar cartões da grande maioria das instituições financeiras e dos bancos, mas é preciso que você tenha o aplicativo deles no seu smartphone. Vamos conferir passo a passo de um banco digital aqui.
Adicionando o cartão do Nubank:
Atenção! Aqui demos o exemplo e passo a passo de um aplicativo específico, mas os bancos: Neon, Next, Porto Seguro, Bradesco, Banco do Brasil, Banco inter, entre outros também aceitam esse novo recurso, basta acessar a aba de cartões e adicioná-lo.
Não! Alguns smartphones que ainda não tem o sistema operacional mais avançado, não consegue fazer os pagamentos por aproximação. Para você descobrir se o seu aparelho é compatível ou não com essa ferramenta, basta seguir os seguintes passos:
Verifique se todas as informações de software estão de acordo com os padrões de segurança do sistema Android. Algumas pessoas acabam alterando as configurações de fábrica do aparelho, como acesso a root e outros fatores. Para tentar resolver essa questão, restaure os dispositivos para as configurações de fábrica.
A Play protect é um meio de proteção do da versão operacional Android, onde os aplicativos são assegurados de acordo com uma licença do Google, e em conjunto as ferramentas foram aprovadas no teste de compatibilidade do sistema.
Para verificar se o seu Smartphone possui esse certificado, basta acessar o app “Play Store”, clicar no “menu” e em seguida “configurações”. Você verá que ele é compatível na aba “Certificação do Play Protect”.
Vá nas configurações do seu smartphone, digite ou achei a aba escrita “NFC”. Se você conseguir encontrar essa opção, basta ativá-la, e caso não consiga, significa que seu aparelho não consegue fazer pagamentos via aproximação.
Como comentamos acima, você consegue utilizar esse novo recurso de pagamento em lojas físicas ou virtuais. Caso você esteja efetuando uma compra em estabelecimentos físicos, basta chegar ao caixa, e conferir se na maquininha existe o símbolo de aproximação (contactless) ou o do Google Pay. Se estiver tudo ok, basta aproximar seu smartphone desbloqueado na máquina de cartão.
Se você estiver comprando em lojas virtuais, basta finalizar a compra e escolher o meio de pagamento que você deseja prosseguir, geralmente, aparecerá um símbolo ou uma mensagem dizendo “Pague com o Google Pay”. Agora é só conferir as informações do cartão e prosseguir.
Agora, mais do que nunca, nosso smartphone está carregado de informações sigilosas, então é sempre importante mantermos as senhas e padrões de segurança atualizados, para que somente você tenha acesso a esses dados.
Evite passar a senha do seu smartphone, aplicativo de banco ou verificação em duas etapas para outras pessoas, se for o caso, habilite o pagamento por aproximação na hora da compra e mantenha sempre o seu aparelho perto de você. Fique atento a links, mensagens de números desconhecidos e golpes cybernéticos.
Em relação à segurança dessas ferramentas, pode ficar tranquilo, pois todos os sistemas de pagamento e proteção aos dados são ativados e muito bem preparados para evitar quaisquer tipos de golpes.