Veja como consultar placa de veículo grátis com app Sinesp Cidadão

Ter informações rápidas sobre a segurança pública e poder ajudar com informações na ajuda do combate ao crime são funcionalidades que, além de deixarem sua localidade mais segura, faz com que as atitudes sejam tomadas rapidamente.

Veículos
Publicado em 15/05/2022 por Alan Corrêa
Veja como consultar placa de veículo grátis com app Sinesp Cidadão

Por conta disso, o aplicativo Sinesp Cidadão do Governo Federal está presente para ajudar ao máximo as pessoas a saberem se estão diante de algum caso em que a Secretaria Nacional de Segurança Pública possa ajudar.

Baixar aplicativo Sinesp Cidadão

Esta é uma uma ferramenta de consulta de restrições de roubo/furto de veículos a partir da inserção dos caracteres da placa do veículo, tendo como retorno as seguintes informações: marca, modelo, ano de fabricação, cor, final do Chassi e status de restrição de roubo e furto.

O app Sinesp Cidadão está disponível para os principais smartphones do mercado, você pode fazer o download para Android através do Google Play ou em celulares iPhone pela App Store da Apple.Você não paga nada para fazer o download do aplicativo e as consultas de placas são gratuitas, ou seja, para usar todo o sistema você não gasta nada.

Ferramentas

Quem pode utilizar este serviço? Cidadãos brasileiros e estrangeiros.
Quem pode utilizar este serviço? Cidadãos brasileiros e estrangeiros.

O Sinesp Cidadão oferece três tipos de módulos para ajudar o usuário. Começando pelo menu “Veículos”, onde através de uma consulta da placa de um veículo, todos os dados do mesmo são fornecidos como por exemplo se este veículo foi roubado ou clonado. Lembrando que, ao identificar um carro nestas condições, ligue para o 190 imediatamente.

A segunda função disponível é a de mandado de prisão. Com ela, você pode consultar mandados de prisão que não foram concluídos e comunicar a polícia. A consulta é feita através do Banco Nacional de Mandados de Prisão do Conselho Nacional de Justiça – BNMP/CNJ.

E por último existe a ferramenta de desaparecidos. Através de uma consulta no Sinesp Infoseg, é possível ver se uma pessoa está constando como desaparecida, o que facilita no reconhecimento dos indivíduos.

O aplicativo

O aplicativo está disponível para download na Play Store e na Apple Store.
O aplicativo está disponível para download na Play Store e na Apple Store.

Por se tratar de um aplicativo mais antigo, uma série de melhorias já foram realizadas no mesmo e suas funcionalidades já se tornaram mais rápidas do que os demais aplicativos, além de ter um número de “bugs” minimizados.

Mais de 10 milhões de dispositivos contam com o app e o mesmo pesa apenas 3 megas, um número expressivamente baixo quando comparado com outros aplicativos que usamos em nosso cotidiano.

As principais reclamações sobre o mesmo ficam por conta da instabilidade na consulta de placa dos veículos, que vem dando problemas constantemente, mas nada que uma atualização e uma revisada no sistema de buscas não possa alterar.

*Com informações do GovBR, Ministério da Justiça e Carro.Blog.Br.

Techdoido

A tecnologia faz parte da nossa vida, e o Techdoido traz as novidades e dicas sobre elas para você neste blog.