Na noite desta quarta-feira (30), grande parte do território brasileiro terá a oportunidade de testemunhar o espetáculo celeste da superlua azul. O instante exato em que a lua atingirá seu ápice brilhante variará de acordo com os fusos horários, sendo 22h35 no horário de Brasília.
Apesar da alusão à cor azul, não haverá alteração na tonalidade da lua. Esse termo é utilizado quando ocorre a segunda lua cheia em um único mês. Capturar uma fotografia impressionante da superlua com um celular pode ser um desafio, mas há dicas que podem aprimorar a qualidade das imagens.
Aqui estão algumas recomendações:
Se as fotos não ficarem satisfatórias no modo automático ou noturno, é possível ajustar manualmente as configurações na opção de modo profissional, que normalmente oferece as seguintes alternativas:
As câmeras frequentemente disponibilizam ajustes de contraste, realce, sombras, saturação e matiz. É crucial ajustar gradualmente e experimentar para determinar as configurações ideais.
Presenciar o fenômeno não exige equipamento especial, apenas olhar para o céu quando a lua surgir no horizonte. Dependendo da localização e das condições climáticas, a avistagem pode ser mais fácil ou difícil, e a aparência lunar pode variar. A plataforma Meteum fornece as seguintes condições de observação: