Agora você já pode utilizar o WhatsApp Web sem precisar estar com o celular. Isso mesmo, a ferramenta já está funcionando e foi liberada para mais usuários da plataforma.
Esse novo recurso vem sendo testado desde julho e só tinha sido disponibilizado para poucas pessoas. Com essa alteração, os usuários poderão enviar e receber mensagens mesmo que o celular esteja desconectado.
Se antes você precisava estar com o celular conectado para utilizar o WhatsApp Web, agora isso não é mais necessário. A plataforma vinha desenvolvendo uma nova ferramenta que permitia enviar e receber mensagens mesmo que o smartphone não esteja conectado.
A nova ferramenta está sendo testada desde julho e apenas uma pequena parcela de pessoas tinha acesso. Agora já está tudo pronto e o aplicativo mensageiro diz que o recurso está sendo disponibilizado aos poucos.
Antes o usuário precisava que o celular estivesse conectado à internet para que fosse possível utilizar o aplicativo no computador. Não apenas isso está dispensado como também será possível acessar as conversas em até 4 computadores, e de forma independente em cada um.
“O dispositivo principal da conta ainda é o celular, mas o aparelho não precisará estar conectado à internet, nem mesmo ligado para permitir o acesso no computador. “Este não é um lançamento oficial, mas uma continuação deste processo iniciado há alguns meses “, disse o WhatsApp.
Antes da introdução dessa nova ferramenta o WhatsApp Web apenas espelhava o celular, e funcionava com apenas um tipo de interface. Por isso, o celular precisava estar conectado o tempo todo.
Neste caso, o envio e recebimento das mensagens era feito pelo smartphone, responsável pela criptografia de embaralhamento das mensagens, de modo que apenas o destinatário poderia decodificar. O problema desse método é que se acabar a bateria do celular você não consegue mais ver suas mensagens.
Com a nova ferramenta do WhatsApp Web isso será diferente. O app vai utilizar um sistema exclusivo para sincronizar as mensagens entre o dispositivo móvel e os aparelhos que estejam conectados, como um app multiplataforma.
Mas você ainda precisará utilizar o sistema de escaneamento do QRCode pelo telefone na primeira conexão, como atualmente. Contudo, logo depois de fazer isso o WhatsApp vai pedir o desbloqueio biométrico para impedir acessos indesejados, como a clonagem ou roubo de contas.