Nesta quarta-feira (5), Elizabeth Kenny foi homenageada pelo Google (conheça mais aqui), o buscador mostra uma arte especial em sua página inicial (veja aqui o doodle do Google).
A irmã Elizabeth Kenny (20 de setembro de 1880 – 30 de novembro de 1952) foi uma enfermeira australiana autodidata , que desenvolveu uma abordagem para o tratamento da pólio que era controversa na época.
Seu método, promovido internacionalmente enquanto trabalhava na Austrália, Europa e Estados Unidos, diferia do convencional de colocar os membros afetados em gesso. Em vez disso, ela aplicou compressas quentes, seguidas de movimento passivo das áreas para reduzir o que ela chamou de “espasmo”.
Seus princípios de reabilitação muscular tornaram-se a base da fisioterapia ou fisioterapia nesses casos.
Sua história de vida foi contada em um filme de 1946, Sister Kenny , interpretado por Rosalind Russell , que foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz por sua atuação.
O Doodle de hoje celebra Elizabeth Kenny, uma enfermeira australiana que fundou um tratamento alternativo para a poliomielite conhecido como Método Kenny. Seus exercícios reabilitaram milhares de vítimas da pólio em todo o mundo e são considerados uma das formas mais eficazes de tratamento antes das vacinas. A Sister Kenny Memorial House, que celebra o trabalho de sua vida, foi inaugurada neste dia em Nobby, Queensland, em 1997.
Kenny nasceu em 1880 em Warialda, Nova Gales do Sul. Ela cresceu em uma comunidade agrícola pobre na Austrália rural, onde recebeu pouca educação formal, mas era uma leitora ávida que adorava aprender sobre medicina e anatomia humana.
Embora Kenny não tivesse a opção de frequentar a faculdade de medicina, aos 17 anos ela forjou seu próprio caminho ao se voluntariar em um hospital em Guyra. Depois de acompanhar enfermeiras e médicos por mais de uma década, Kenny ganhou conhecimento de trabalho suficiente para abrir sua própria clínica de enfermagem em Darling Downs, Queensland.
Em 1911, ela encontrou seu primeiro caso de poliomielite. Ela desconhecia o tratamento padrão na época, que forçava os pacientes com pólio a ficarem engessados por meses, o que, por sua vez, causava atrofia muscular. Isso fez com que muitas vítimas da pólio ficassem permanentemente paralisadas.
Com sua nova perspectiva, Kenny percebeu que os músculos afetados estavam rígidos, não permanentemente danificados. Então ela curou seus pacientes aplicando compressas quentes e úmidas nos membros afetados, antes de fazê-los realizar exercícios graduais de fortalecimento muscular.
Para surpresa da comunidade médica, seu método funcionou! A partir de então, os exercícios ficaram conhecidos como o Método Kenny e as notícias desse tratamento eficaz se espalharam por toda parte.
Kenny viajou para a América na década de 1940 para abrir centros de reabilitação como o Sister Kenny Institute em Minneapolis, que se tornou um centro de renome mundial para o tratamento da pólio.
Seu método alternativo foi tão eficaz que ela recebeu títulos honorários da Universidade Rutgers e da Universidade de Rochester. O presidente Franklin D. Roosevelt até a convidou para almoçar para discutir seu próprio tratamento.
Impressionado com o número de vítimas da poliomielite que o Método Kenny reabilitou, o presidente Harry Truman autorizou Kenny a entrar nos EUA como ela desejasse sem visto, uma grande honra concedida anteriormente apenas a outro cidadão não americano.