Quem nunca sonhou em ser um influenciador digital? Nos dias de hoje, cada vez mais pessoas sonham em conseguir se tornar um deles visto o grau de exposição, a procura e, consequentemente, as altas cifras que os mesmos vêm levantando ultimamente.
Mas para que o “glamour” de ser um influenciador possa começar, pequenos passos devem ser feitos antes. Um deles (é praticamente obrigatório) é o de profissionalização das contas em suas redes sociais. Mas afinal, se estou começando a ganhar fama, como consigo fazer estas alterações?
O marketing de influência vem ganhando cada vez mais espaço nos últimos anos. A ascensão das redes sociais, impulsionados pela pandemia e o maior tempo gasto no âmbito digital, fez com que os influenciadores deixassem de ser apenas focados em jovens, mas também para públicos como maternidade, esportes, comidas e até mesmo a terceira idade!
Não basta apenas ter um grande número de seguidores, para ser um influenciador, é preciso saber trabalhar de forma para agradar seu público e gerar engajamento com o mesmo, afinal, com maiores engajamentos, maiores suas chances de conseguir melhores “publis”.
Com sua conta e imagem nas redes sociais crescendo, se torna praticamente imprescindível que elas se tornem profissionais e deixem de ser apenas contas simples em cada plataforma. Aqui, vamos explicar como alterar para a configuração de conta profissional nas principais plataformas.
Ter um perfil no Instagram é praticamente obrigatório para um influenciador, logo sua conta deve estar no modo profissional também! Para fazer as alterações, selecione o menu do aplicativo (os três traços), selecione “Configurações” e, em seguida, “Conta”. Logo após, role a página até o fim e clique em “Mudar para conta profissional” e, por fim, toque em “Continuar”, selecione a categoria da conta e depois em “Concluir”.
Se a mudança será feita no TikTok, será preciso seguir estes passos: na página de perfil, abra o menu (representado por três traços) e selecione “Configurações e Privacidade”. Logo após, escolha a opção “Gerenciar Conta” e clique em “Trocar para Conta Corporativa” e, por fim, escolha a categoria de conta e selecione “Avançar” para concluir a migração.
Mas vamos supor que você não seja um influenciador, e sim uma empresa, e deseje contar com alguma ferramenta destas para sua rede social, é possível? A resposta é que sim e, além disso, é possível configurar o WhatsApp Business baixando o próprio aplicativo, onde seu WhatsApp será configurado propriamente para seu negócio.
Com todas estas questões, você deve estar se perguntando o que tem de diferente para que uma conta profissional seja distinta da conta comum, mas garantimos que existem inúmeras funções.
Tanto no Instagram quanto no TikTok, o que você ganha é a facilidade para acompanhar métricas mais aguçadas como interações, visualizações, centros de criação para seu conteúdo, dicas para criativos no caso do TikTok e também a possibilidade de ativar sua própria loja virtual no Instagram, sendo estes os principais benefícios.
Já no WhatsApp Business, é possível ir além dos recursos já oferecidos pelo app normal, mas também adicionar catálogos de produtos e serviços, ferramentas de mensagens automáticas e muito mais para ajudar seu negócio a prosperar e prospectar mais clientes.
Ao contrário do que muitos pensam, ser um influenciador não é uma tarefa tão fácil assim. Existe muita dedicação por trás, muito trabalho para entregar o esperado para o cliente e também uma cobrança pessoal para melhorar sempre.
Quando uma empresa contrata um influenciador, é esperado que o mesmo represente a marca e a mostre para seus seguidores que, usualmente, tendem a ter interesse naquela marca. Contratando um influenciador, sua empresa ganha uma comunicação mais assertiva com o público alvo, de maior alcance e também de forma mais descontraída.
Mas não se engane: é preciso fazer um grande estudo para que os influenciadores sejam escolhidos da forma certa e para o porte de sua empresa, afinal, de nada adianta se o influenciador contratado tem milhões de seguidores pelo mundo se o seu negócio é regional e poucas pessoas da região irão ver o que foi publicado!