Você conhece o jogo Stardew Valley? Veja como fazer o download

Inspirado na série Harvest Moon de RPG, o jogo, que segue o mesmo gênero, trata de uma fazenda onde o jogador é o responsável por expandi-la, ou seja, criar plantações, administrar a pecuária e construir espaços maiores.
Publicado em Games dia 11/08/2022 por Alan Corrêa

Você conhece o jogo Stardew Valley? O mesmo é considerado um dos jogos mais importantes e populares dos últimos 10 anos. Inclusive está na nossa lista de melhores jogos.

Inspirado na série Harvest Moon de RPG, o jogo, que segue o mesmo gênero, trata de uma fazenda onde o jogador é o responsável por expandi-la, ou seja, criar plantações, administrar a pecuária e construir espaços maiores.

Desenvolvido por Eric Barone e lançado pela empresa Microsoft em 2016, o jogo aborda uma simulação da vida rural, onde o jogador pode escolher entre cinco tipos de fazenda de acordo com sua preferência. De acordo com a história, tal fazenda foi herdada pelo avô do jogador, e por isso, é responsável por cuidar dela e mantê-la em ordem. Cada fazenda possui características que cabe ao jogador decidir qual será mais relevante para a sua partida, indo desde de muitos recursos para mineração até rios de pesca.

Sobre o jogo

Stardew Valley é um jogo de videogame, dos gêneros RPG e simulação, desenvolvido por Eric Barone e publicado pela ConcernedApe e pela Chucklefish. O jogo foi lançado para Microsoft Windows em 26 de fevereiro de 2016. Versões para Mac OS X e Linux foram lançadas em 29 de julho de 2016.
Stardew Valley é um jogo de videogame, dos gêneros RPG e simulação, desenvolvido por Eric Barone e publicado pela ConcernedApe e pela Chucklefish. O jogo foi lançado para Microsoft Windows em 26 de fevereiro de 2016. Versões para Mac OS X e Linux foram lançadas em 29 de julho de 2016.

Em primeiro lugar, o usuário deverá trabalhar para limpar seu terreno das pedras, troncos, árvores e mato que por lá existem. Depois disso, o jogador poderá aceitar várias missões para ganhar dinheiro para expandir sua fazenda, lembrando que quanto maior a fazenda, mais dinheiro o usuário ganhará.

Todas as missões e tarefas devem ser realizadas respeitando as necessidades do personagem, que são semelhantes às humanas: nível de exaustão e horários. O jogador também pode pescar, cozinhar, construir e explorar dentro do jogo, como se vivesse no mundo real. Caso o jogador não respeite o alto nível de exaustão do personagem, este será trazido de volta a sua casa até que o dia se reinicie, porém, não poderá realizar atividades no dia seguinte. Caso o personagem perca muita vida, será removido grande parte do dinheiro do jogador e seu nível de exaustão aumentará.

Stardew Valley foi fortemente inspirado na série Harvest Moon, com adições pelo criador do jogo, Eric Barone, para resolver algumas das deficiências destes jogos, aproveitando a oportunidade como um exercício para melhorar a sua própria programação e habilidade de design de jogos.
Stardew Valley foi fortemente inspirado na série Harvest Moon, com adições pelo criador do jogo, Eric Barone, para resolver algumas das deficiências destes jogos, aproveitando a oportunidade como um exercício para melhorar a sua própria programação e habilidade de design de jogos.

Na cidade onde se localiza a fazenda, também existem os personagens não-jogáveis, ou seja, aqueles que habitam o local. Dentro do jogo, é possível que os usuários interajam com esses personagens, através de conversas ou até mesmo, entrando em um relacionamento amoroso com algum deles.

O calendário do jogo também é muito relevante, pois a partir dele será possível compreender as estações do ano e quais plantas devem ser colhidas ou semeadas. Lembrando que a contagem dos dias é similar a nossa, com alguns meses de 28 dias cada.

Popularidade

Barone desenvolveu o título por conta própria ao longo de quatro anos, e interagiu com frequência com os jogadores que estavam interessados no título para obter feedback. Chucklefish Games abordou Barone, com a oferta para publicar o título a meio-caminho do desenvolvimento, permitindo Barone concentrar-se mais em completar o jogo que ele queria fazer.
Barone desenvolveu o título por conta própria ao longo de quatro anos, e interagiu com frequência com os jogadores que estavam interessados no título para obter feedback. Chucklefish Games abordou Barone, com a oferta para publicar o título a meio-caminho do desenvolvimento, permitindo Barone concentrar-se mais em completar o jogo que ele queria fazer.

Após muitas avaliações e críticas positivas ao trabalho de Eric Barone com o jogo, o mesmo vendeu mais de 400 mil cópias no Steam dois meses após seu lançamento e pouco tempo depois 1 milhão de cópias foram vendidas.

Uma das editoras da revista Game Informer, Elis Favis, afirmou que o jogo permitiu que a mesma pudesse entender melhor a condição de seu irmão autista após vê-lo jogar, já que o jogo oferece uma estrutura previsível dos eventos futuros, permitindo que seu irmão pudesse desfrutar do jogo. Considerado um jogo calmo, relaxante e amorosamente trabalhado, o game continua vendendo cópias e fazendo grande sucesso.

*Com informações da Steam, Google Play e Stardewvalley.