Você já jogou Fortnite?

O jogo Fortnite se baseia em duas modalidades: Save the World e Battle Royale, sendo a primeira relacionada a um cenário pós apocalíptico e a segunda a um campo de batalha com vários times adversários. Contando com uma plataforma multiplayer, o game possui ambientes e itens bizarros, que deixam o mesmo com características únicas e constróem seu diferencial.
Publicado em Games dia 14/08/2022 por Alan Corrêa

O jogo Fortnite se baseia em duas modalidades: Save the World e Battle Royale, sendo a primeira relacionada a um cenário pós apocalíptico e a segunda a um campo de batalha com vários times adversários.

Contando com uma plataforma multiplayer, o game possui ambientes e itens bizarros, que deixam o mesmo com características únicas e constróem seu diferencial.

Sobre o jogo

Um jogo massivo de combate entre 100 jogadores da Epic Games que combina saque, criação, tiroteio e caos
Um jogo massivo de combate entre 100 jogadores da Epic Games que combina saque, criação, tiroteio e caos

Desenvolvido pela empresa Epic Games, o jogo foi revelado pela primeira vez em 2011 no Spike Video Games Awards, porém seu lançamento se deu apenas em 2017, trazendo consigo as duas modalidades do jogo (Save the World e Battle Royale). Estima-se que em menos de um ano após sua chegada ao mercado dos games, Fortnite já tenha alcançado mais de 125 milhões de jogadores, número que só vem aumentando desde então.

O ex-diretor da Epic, e o mesmo que auxiliou com a geração de ideias para o desenvolvimento do jogo, afirmou que a empresa queria mudar as coisas e fazer algo novo, diferente e divertido.

Vencedor e indicado a muitos prêmios desde 2017, o jogo tem sido um grande sucesso entre os jovens e conhecido em todo o mundo por suas maluquices, danças e recursos únicos.

Como funciona

O resultado é uma experiência online competitiva e totalmente imprevisível que só fica maior e mais radical a cada temporada.
O resultado é uma experiência online competitiva e totalmente imprevisível que só fica maior e mais radical a cada temporada.

Embora ambos os modos utilizem o mesmo mecanismo, gráficos e recursos de arte, Save the World e Battle Royale são bem diferentes. Em Save the World, o jogador é submetido à uma experiência onde o ambiente não está a seu favor, enquanto ele e mais quatro colegas de time devem realizar tarefas em prol de um objetivo em comum.

A história se passa em um período pós-apocalíptico, depois que uma tempestade de gases nocivos dizimou 98% da população mundial, e no momento os sobreviventes correm risco de serem atacados por zumbis. Os jogadores devem coletar recursos para os abrigos e defender seus equipamentos ao mesmo tempo que evitam que a tempestade avance mais.

Já no modo Battle Royale, é permitido cerca de 100 jogadores, onde os mesmos são divididos em times de dois a quatro pessoas. Os times devem se espalhar pelo mapa e coletar o máximo de itens e recursos que puderem, evitando sua morte nos combates com os integrantes dos outros times. Conforme o tempo de jogo passa, a área disponível do mapa diminui, obrigando os jogadores a ficarem em um espaço apertado e incentiva que os competidores lutem pela sua sobrevivência. Os jogadores que se encontrarem fora desta área serão consumidos por uma tempestade tóxica e morrerão.

Atualmente, Fortnite é distribuído em dois modos de jogo diferentes, embora cada modo utilize o mesmo mecanismo e tenha os mesmos gráficos, recursos de arte e mecânicas de jogabilidade.
Atualmente, Fortnite é distribuído em dois modos de jogo diferentes, embora cada modo utilize o mesmo mecanismo e tenha os mesmos gráficos, recursos de arte e mecânicas de jogabilidade.

Em ambos os modos, é permitido que os personagens utilizem picaretas para extrair recursos do mapa, como tijolos, madeira e metal. Ao longo da partida, estes recursos poderão ser usados para construir bases de proteção, seja para os zumbis em Save the World, quanto para os inimigos em Battle Royale. Além disso, o jogo permite que as skins tenham formas físicas completamente inusitadas e fora do comum, como corpo de peixe, utilizar fantasias, pele e cabelo coloridos e muito mais.

Os itens encontrados ao longo dos mapas também podem ser bizarros, como por exemplo um rádio demolidor, um junk rift (portal que pode fazer qualquer coisa cair em cima da construção inimiga, como um carro ou um dinossauro), uma bomba de fedor ou até uma vaca inflável. Essas características malucas são as que tornam o jogo único e divertido.

Por que o jogo se tornou tão popular?

Fortnite é um jogo eletrônico multijogador online revelado originalmente em 2011
Fortnite é um jogo eletrônico multijogador online revelado originalmente em 2011

O jogo teve alta popularidade e relevância no mercado dos games a partir das divulgações dos primeiros usuários da plataforma na internet. Os comentários e críticas positivas trouxeram mais consumidores para o jogo e, somando isso às atualizações divertidas que o mesmo realizou ao longo do tempo, muito mais pessoas foram atraídas a essa nova maneira de jogar.

A plataforma soube entender o público juvenil da qual a mesma majoritariamente atendia, e começou a proporcionar eventos completamente virtuais utilizando de parcerias com cantores e pessoas influentes na internet atualmente, como Ariana Grande, Travis Scott, The Rock, DJ Marshmallow, LeBron James, Neymar, entre outros. Tais pessoas foram convidadas a ter uma experiência imersiva dentro do jogo através de skins semelhantes a cada um, enquanto os mesmos proporcionaram um evento divertido para os usuários do jogo.

Além disso, o Fortnite também realizou parcerias com títulos famosos como Stranger Things, DC Comics, Star Wars, Rick and Morty, Marvel, e muitos outros, disponibilizando skins dos personagens dentro do jogo.

Por fim, um dos maiores motivos que fez com que a plataforma obtivesse fama foram as dancinhas realizadas pelos avatares. Os movimentos contagiantes viralizaram na internet e contaminaram todo o mundo, fazendo com que todos conhecessem os passos de dança do Fortnite.

*Com informações da Epic Games.