Você pode ver as fotos do primeiro satélite totalmente brasileiro a hora que quiser

Amazônia-1 é o nome do novo satélite que foi comissionado, e passou por vários testes para se concretizar e começar com toda a sua funcionalidade.
Publicado em Ciência dia 11/08/2021 por Alan Corrêa

Você já pensou que poderia acompanhar imagens reais do nosso país, diretamente de um satélite totalmente produzido por nós? Pois é, agora essa é uma realidade, e os usuários podem ter acesso a plataforma.

Amazônia-1 é o nome do novo satélite que foi comissionado, e passou por vários testes para se concretizar e começar com toda a sua funcionalidade.

O satélite acompanha todos os pontos do nosso país, e ainda traz o acesso às imagens captadas para todos os usuários que fizerem um cadastro básico no site. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele

O desenvolvimento do satélite Brasileiro

O satélite 100% brasileiro ainda no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, antes de embarcar para a Índia . - INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
O satélite 100% brasileiro ainda no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, antes de embarcar para a Índia . – INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

O Amazônia-1 é o terceiro satélite observatório de sensoriamento. O mesmo foi enviado no dia 28 de janeiro de 2021, em conjunto com a missão de PSLV-C51, na base Sriharikota Range (SHAR), na Índia.

O satélite foi lançado no Centro de Lançamento Satish Dhawan Space Centre, em Sriharikota, na Índia. - Reprodução/Youtube MCTI
O satélite foi lançado no Centro de Lançamento Satish Dhawan Space Centre, em Sriharikota, na Índia. – Reprodução/Youtube MCTI

Em conjunto com a Space Research Organisation (ISRO) – Agência espacial da Índia. O projeto do satélite foi desenvolvido pelos órgãos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI), isso se dá em um trabalho coadjuvante com a Agência espacial do Brasil.

As imagens que o Amazônia-1 capta do país inteiro, ficam disponibilizadas no site, e elas podem ser facilmente acessadas por todos os usuários. Além disso, também é possível acessar fotos de outros satélites.

Especificações do Amazônia-1

Imagens dos satélites CBERS 04A e AMAZONIA-1
Imagens dos satélites CBERS 04A e AMAZONIA-1

O satélite Amazônia-1, teve todas as suas etapas de planejamento desenvolvidas pelo Brasil, ele se encontra na órbita Sol e sincronia polar, e tem o objetivo de promover as imagens captadas de 5 em 5 dias.

Com um comprimento de 6 quilômetros de fios e cabos, com pelo menos 14 mil conexões, ele consegue captar imagens em até 850 km com até 64 metros de resolução da mesma.

Isso se dá graças ao sistema de captação das imagens, que possui um imageador óptico de alta resolução, oferecendo câmeras de até 3 frequências, e uma ferramenta de infravermelho e VIS.

Como falamos acima, o envio dos dados captados é feito a cada 5 dias, porém com algumas aquisições é possível ter pontos que desencadeiam as informações em dois dias, sendo extremamente úteis para captar dados sobre o desmatamento por exemplo.

Como acessar as imagens do satélite?

Como comentamos acima, você consegue ter acesso às imagens publicadas pelo satélite através do site da Divisão de Geração de Imagens.

Os usuários precisam fazer um pequeno cadastro que é rápido e fácil de se fazer. Assim que você fizer o login, aparecerá um catálogo com as imagens de outros satélites também que está de livre acesso.

No site você poderá contar com um manual de instruções, mas talvez não seja preciso, pois sua funcionalidade é fácil de ser utilizada. Assim que você acessar as fotos, basta guardá-las no carrinho e depois fazer o download das mesmas.