Um novo tipo de combustível está sendo testado por aí graças a um homem holandês, que projetou esse tipo de abastecimento mais sustentável para a sua motocicleta e agora os estudos estão começando a acontecer como um novo projeto.
O “combustível” utilizado é um Metano, que foi descoberto recentemente por esse rapaz, e ele se encontra em alguns pântanos que ficam beirando as estradas. Com essa descoberta, surgiu o Sloot Motor, o projeto de um engenheiro chamado Gijs Schalkx, que visa ser proporcionado de modo mais sustentável.
Atualmente, com o uso da tecnologia e inovação, diversos projetos para tornarem materiais e combustíveis mais sustentáveis, estão começando a acontecer, onde a iniciativa desse tipo de investimento já está sendo trabalhada por diversas empresas do ramo automobilístico e econômico.
Como falamos acima, o Sloot Motor é um novo projeto que permite um motor com a sua combustão padrão, rodar sem emissões de gases poluentes para a atmosfera, permitindo essa mobilidade de modo mais sustentável.
Esse projeto, acaba utilizando um tipo de motor GX160 de modo convertido, para assim começar a realizar os testes. Portanto, para iniciar o processo, ele acaba furando o recipiente de ar do motor, que é justamente onde o metano fica, e após fazer esse furo, ele o preenche com um balão (que em sua demonstração, isso foi feito com uma camisinha, devido ao seu material de elasticidade).
A partida do motor, continua dependendo do gás que está acumulado, mas toda a sua função após isso, se dá pela utilização do metano. Para isso, o engenheiro pode acompanhar um pescador fritando ovos com o próprio metano que foi coletado, e foi aí que a ideia surgiu, onde ele conseguiu pensar de modo estratégico, como as propriedades desse material pudessem contribuir para a funcionalidade de um motor.
Primeiramente, o metano é um composto orgânico que tem características incolores, é uma substância polar, gasosa e também pode ser inflamável. Sua composição se dá por um átomo de carbono que se liga a 4 hidrogênios.
Então pensando na coleta, talvez não seja algo tão simples assim, por isso, o engenheiro Schalkx inventou um dispositivo chamado “Plompstation”, que fica ancorado a água e ao lado dele há uma bomba de pressão coletora, que graças a esse bloqueio, o combustível pode ser transferido.
Após essa coleta, o metano é bombeado através de uma bomba de bicicleta, para fora da plompstation, assim ele fica reservado em um balão acoplado ao motor na parte de trás da motocicleta.
De acordo com os seus estudos, é preciso cerca de 8 horas para coletar manualmente esse metano, e fazê-lo rodar pelo menos 20 quilômetros.
Um trecho interessante que o engenheiro cita, é o seguinte: “Dirigir um carro elétrico não significa que você está isento do circuito de óleo em que nossa sociedade funciona. Jogar mais dinheiro em um problema não vai resolvê-lo, nós somos o problema e temos que mudar ”.
Partindo dessa frase, ele explica que, esse projeto de coleta de metano para a transformação em um combustível sustentável, não é a maneira que vai “salvar” o mundo, já que o problema está acoplado no ser humano e no nosso modo de pensar.
Então, com a iniciativa desse projeto, ele explica que nós devemos mudar o nosso conceito sobre tecnologia, e investir primeiramente nos nossos pensamentos e na nossa cultura. Contudo, a tecnologia deve ser um conceito que nos ajuda a reparar esses processos, e não que seja a “salvadora da pátria”.
Para que o mundo se torne mais sustentável, nós devemos rever as nossas atitudes, e olhar de um outro ponto de vista diferente, solucionando o problema que já temos internamente. Assim, poderemos enxergar novos horizontes e trabalhar em coadjuvante com os avanços tecnológicos e sustentáveis.