Dilma foi oficialmente anunciada como a nova presidente do banco do Brics, com mandato vigente até julho de 2025.
24/03/2023
Por TechDoido
Nesta sexta-feira (24), Dilma Rousseff foi formalmente nomeada para liderar o Novo Banco de Desenvolvimento, também conhecido como "banco do Brics". A nomeação foi feita pelo governo Lula, que indicou Dilma para a posição.
Dilma terá um mandato como presidente do banco do Brics que se estenderá até julho de 2025. Foi responsabilidade do Brasil indicar um novo líder para dirigir o banco, e Dilma foi a escolhida para ocupar essa posição.
Após passar por uma espécie de sabatina com ministros da Economia dos outros países membros do bloco - África do Sul, China, Índia e Rússia - o nome de Dilma foi aprovado por um comitê da instituição para assumir a presidência do banco do Brics.
Antes de Dilma, o cargo de presidente do banco do Brics era ocupado pelo diplomata brasileiro Marcos Troyjo. Indicado por Jair Bolsonaro em 2020, Troyjo foi substituído por Dilma na posição.
Localizado em Xangai, na China, o NDB é responsável pelo financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável dos países que fazem parte do bloco. Dilma deverá viajar para a China nos próximos dias, juntamente com Lula.
Segundo comunicado divulgado pelo banco do Brics, durante sua presidência no Brasil, Dilma enfatizou a importância do combate à pobreza e ampliação dos programas sociais criados durante os mandatos de Lula entre 2003 e 2010.
"Como resultado de um dos mais intensivos processos de redução da pobreza na história do país, o Brasil saiu do Mapa da Fome da ONU", diz trecho do comunicado do NBD.